Folha Online Aqui jaz São Paulo
Aqui jaz São Paulo
02/12/2003

Rica e próspera, cidade teve tudo para dar certo

VIRGILIO ABRANCHES
da Equipe de Trainees

São Paulo tinha tudo para dar certo. Apesar de estar na periferia econômica do país durante seus três primeiros séculos, teve importância geográfica estratégica. Antes de se tornar um pólo, a cidade, ainda dentro da Capitania de São Vicente, ajudou na exploração do sul do país, território que não era português.

De acordo com a historiadora Raquel Glezer, professora da USP, isso possibilitou o desenvolvimento da Capitania e, por consequência, da capital. "Quando se estruturou, a Capitania de São Paulo passou a ter uma função de eixo articulador de ações militares, do comércio interno e de exportação", explica.

Foi quando a região começou a despontar economicamente. Os fatores geográficos possibilitaram ao Estado ser um grande produtor agrícola, primeiro de cana-de-açúcar e, depois, de café.

A partir de 1870, com o preço do produto em alta, toda a Província conseguiu acumular riquezas. "A cidade sediava bancos, casas comissárias e era uma passagem obrigatória por causa das estradas de ferro. Também era a detentora dos recursos do sistema de tributação", afirma Glezer.

Mas a riqueza veio depressa demais, a cidade não soube administrar sua potencialidade e cresceu além da capacidade de seus serviços. Para a historiadora, "os detentores do poder fizeram opções mais imediatistas e de pouca previsão".

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).