Folha Online Aqui jaz São Paulo
Aqui jaz São Paulo
02/12/2003

Campos Elíseos ou Barra Funda?

MARCIO PINHEIRO
da Equipe de Trainees

Muito antes de os bairros projetados pela City se tornarem referência em padrão de desenvolvimento urbano, outras áreas da cidade já haviam sido loteadas com o objetivo de atender às elites.

Delas, apenas os Campos Elíseos, idealizados no final do século 19 como o primeiro bairro exclusivamente de alta renda, perderam o caráter original --foram rejeitados pelas elites a partir do início do século 20 devido ao barulho dos apitos dos trens e, mais tarde, pela expansão do espaço popular da Barra Funda.

Criados no início do século 20, Higienópolis e o Jardim Paulista se verticalizaram e absorveram o comércio, mas mantiveram o padrão de abrigar famílias ricas.

Nos anos 10, a City deu andamento a seu plano de loteamento da área além da Paulista. Contratou o mais badalado arquiteto da época, o inglês Barry Parker, que idealizaria o Jardim América, o primeiro bairro-jardim da cidade. As novidades eram os tamanhos e formatos dos lotes, menores e não mais quadrados.

Porém o projeto foi "totalmente desfigurado", relata o professor de urbanismo da Universidade Federal de São Carlos, Carlos Roberto Andrade. Os jardins de inverno, por exemplo, foram transformados em vilas, espaços públicos fechados por guaritas.

Mesmo com o metro quadrado mais caro da cidade, os Jardins viraram "passagem, rotas de fuga para o trânsito", diz.

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).