Treinamento Folha   Folha Online
   
Educação
24/06/2005

Íntegra de entrevista: Ana Cristina Alves

Ana Cristina Alves - aluna da municipal Olavo Pezzotti que foi passar o dia no Colégio Palmares

O que você esperava antes de ir ao Colégio Palmares?

Eu tinha vontade de conhecer. Porque é uma escola grande, com muitos alunos.

Tinha coisas que você imaginava de um jeito que era de outro?

Eu pensava que a escola tinha um pátio descoberto, mas não, é tudo coberto.

O que foi mais diferente?

"Tudo é muito diferente. Tinha coisas que eu não imaginava que tinha lá dentro. Laboratório, por exemplo. Sabia que pelo fato de ser uma escola particular teria cantina, mas tinha três ou quatro."

"Na minha escola, os professores passam a matéria uma vez e depois dão exercícios. Lá [no Palmares] não, eles estão sempre passando matéria, vendo coisa nova".

"As cadeiras são todas iguais. Na minha escola, as mesas são diferentes, uma cadeira é maior que a outra".

Os alunos falam diferente. Todo mundo era educado, não falava gíria. Lá na minha escola, não. Falam "ae", "tipo assim", "ó, cara".

"Quando bate o sinal os alunos sobem independente do professor ter subido ou não".

"Tinha um espelho bem grandão. O sabão você apertava para soltar e para enxugar a mão era como um pano. Parecia um shopping".

"Dentro da sala de aula os alunos são um pouco bagunceiros. O professor demora uns 5 minutos pra deixar a sala quieta. Lá não, o professor entra, todo mundo senta e ele começa a dar aula. Acho que eles [do Palmares] têm respeito pelo professor".

"Acho que todo mundo da minha escola quer uma cantina. A gente não chega a pedir, mas entre nós falamos que ia ser legal ter uma".

"Pelo fato de a escola ser particular --muito bem paga-- meus colegas falam que eles são filhinhos de papai, que têm tudo o que querem. Quando cheguei, eu pensei ‘será que alguém vai vir falar comigo’? Agora, quando disserem isso, vou discordar. Todo mundo foi legal".

"Acho que as aulas lá são melhores. Se pudesse escolher, estudaria no Palmares. Mas a minha professora de matemática é melhor, explica muito bem. O professor do Palmares estava explicando e eu não entendia nada".
BLOG

BATE-PAPO PRÊMIOS ESPECIAL
Patrocínio

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Philip Morris
AMBEV


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).