Treinamento Folha   Folha Online
   
Educação
24/06/2005

Íntegra de entrevista: Maria de Fátima Domingues

Maria de Fátima Domingues é diretora da escola municipal Olavo Pezzotti.

Qual seria o perfil do aluno que estuda aqui nesse colégio?

De a até z...são crianças de classe pobre, como quase toda escola pública, de renda baixa. Temos um número grande de crianças institucionalizadas.

Temos contingente de crianças cedidas, que tem pai e mãe, mas é um vizinho, uma madrinha quem cria. Ela circula.

Criança institucionalizada mora em abrigo...os pais perderam o pátrio poder...estão temporariamente afastadas da família por causa de negligência, violência doméstica...

Mas estas crianças já estudavam aqui ou vieram depois de institucionalizadas?

Tem caso em que é daqui e tem caso em que é porque o abrigo é na região...a criança vem de Diadema...mas vem parar nesse abrigo e acaba vindo pra nossa escola porque está na região.

Na questão sócio-econômica, o perfil médio seria classe média pobre...

É, tem uns pontos. Tenho mãe arquiteta, mãe engenheira, artistas, funcionário público, gente que tem formação superior, alguns empregados outros não...mas não é a maioria, posso dizer 20% das crianças. Uns 80% é de criança de classe bem pobre mesmo.

A escola tem biblioteca, laboratório...?

A escola tem uma sala de leitura. Os alunos podem pegar emprestados os livros, estudar, e há uma pessoa que orienta os professores na leitura com as crianças.. Tem laboratório de informática com 22 computadores.
BLOG

BATE-PAPO PRÊMIOS ESPECIAL
Patrocínio

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Philip Morris
AMBEV


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).