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Educação
24/06/2005

Íntegra de entrevista: Maria Tereza Veneziani Sbrana

Maria Tereza Veneziani Sbrana, 65, é diretora do Colégio São Paulo há 22 anos.

Foi professora por 10 anos e é diretora há 33.

Problemas

Gerenciamento equivocado - falta apoio estrutural para a escola desempenhar seu serviço

Responsabilidade de educar está em cima apenas da escola

A formação de professores é deficiente

Remuneração para professores desestimula

Muita interferência externa - leis são muito permissivas: professor pode faltar muito

Na escola pública, por tudo depender do governo, as iniciativas às vezes são tolhidas

Soluções

Ensino técnico profissionalizante

A escola

"A escola tem 2.200 alunos de 5ª série em diante, que é o ciclo 2 do ensino fundamental e médio"

"Aqui já teve ensino técnico, mas infelizmente o governo cortou. Particularmente sou a favor do ensino acadêmico, mas na situação atual é muito importante para a população instrumentalizar o aluno com o ensino técnico. Mostrar ao aluno o mundo do trabalho."

Problemas da educação

"Um dos maiores problemas da educação é um gerenciamento equivocado. As escolas estão sem apoio estrutural para desempenhar o seu serviço. Esse problema não é só em função do serviço público. Acho que a sociedade também, junto com a administração, não ligam para ele. No meu ponto de vista, a educação é uma obrigação da escola (Estado), do trabalho das empresas, da igreja, de todo mundo. E está sobrando só para a escola fazer isso. Devido a tantas mudanças que estão acontecendo na sociedade e na própria civilização, a escola não está tendo condições de desempenhar bem esse papel. Porque sozinha ela não dá conta. É muita coisa contra."

"Outro problema que acho da escola hoje é que o aluno não tem mais obrigação de estudar. Se ele quer ser alguém ele faz por conta. E nós aqui fazemos um esforço tremendo para que ele tenha interesse, pois se a população é pobre, ela tem que ser ainda mais exigida, para ver se eles encontram outras alternativas."

"Além do problema de falta de investimento em recurso humano, acho também que há muita interferência externa. Até brinco dizendo que faz tempo que quero lançar o projeto ‘Pró-Aula’, que é dar aula um mês inteiro seguido sem interferência, sem tirar o professor da classe, sem chamá-lo para videoconferência, nem palestra... É para o aluno ter aulas, simplesmente aulas. Há muita falta de professor amparada por lei. Essa lei não ajuda o desempenho da escola. Há muita permissividade legal. O professor só faz isso porque a lei permite. Nós cumprimos o Estatuto da Criança e do Adolescente, mas trata-se de um estatuto que está sendo muito mal interpretado e aplicado. Ele dá muita permissividade. O aluno não tem limite. Recebemos reclamações quando tentamos pôr limites eles., mas ainda assim os pais gostam das escolas pois acham que elas estão pondo limites em seus filhos."

"Nós não temos acesso à secretaria, só à diretoria de ensino."

Diferenças na educação pública atual e a de tempos atrás

"Está diferente porque a população é diferente. É um problema de gerenciamento antigo, não é de agora. A formação de professores é deficiente. A popularização do ensino universitário não foi acompanhada de qualidade. É muita vaga no ensino particular para uma educação que não é selecionada."

"A escola pública era mais valorizada antigamente, pois eram poucas. A seleção para entrada nessas escolas era muito rígida. Muito difícil entrar. Também não tinha quem ficasse sem escola pois a demanda não era tão grande como hoje."

Recursos

"Os recursos que o governo oferece são suficientes. Em termos materiais acho que dá. O problema é o recurso humano, que é desvalorizado. A remuneração é muito ruim e não estimula ninguém a se interessar."

Diferenças entre escola pública e privada

"A principal diferença na administração de escolas públicas e privadas é que na privada, você pode fazer qualquer iniciativa desde que ela não seja proibida por lei. Já na pública, você só pode fazer o que está previsto na lei. Isso tolhe um pouco a questão das iniciativas."

Evasão

"A evasão aqui no colégio não é significativa. É maior no período noturno. Até brincamos pois as crianças de 5ª série por exemplo, vêm todos os dias, todas as horas, não pedem transferência, não querem sair da escola. Eles acham que a escola é boa. Não é o ideal de educação, mas tem atendido à população. Prova disso é que a maioria dos alunos não mora aqui, vindo de todos os lugares de São Paulo. Essa escola sempre foi assim - cosmopolita- desde que foi fundada, porque era única."

Escola ideal

"A escola ideal seria onde o aluno tivesse a atenção possível, onde ele pudesse ter as aulas possíveis. Não é necessário muito recurso tecnológico. Felizmente ou infelizmente, a forma de aprendizado é a mesma através dos tempos. Podemos usar recursos de vídeo ou técnicas mais modernas, mas isso não é o fundamental, segundo minha experiência. Se o professor é bom, ele dá conta com o quadro e o giz na mão."

Violência

"A violência aqui na escola é normal. Íamos fazer a reforma do parque em frente, mas a empreiteira deixou a obra pois não tinha previsão para receber. Ia ficar muito bonito, mas como eles largaram isso está atrapalhando a gente."

Participação dos pais

"A participação dos pais na escola é mínima. Eles moram muito longe, a escola não tem comunidade. nós somos pagos pelo Estado para fazer nosso trabalho."
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