24/06/2005
Metas do Plano Nacional de Educação não são cumpridas
RODRIGO RÖTZSCH
Da equipe de trainees
A maior parte das 76 metas estabelecidas para o ensino básico não foi cumprida mais de quatro anos depois da promulgação do Plano Nacional de Educação (lei 10.172/01). É o que mostra um relatório produzido pela consultoria legislativa da Câmara de Deputados, a pedido da Comissão de Educação e Cultura da Câmara.
O PNE tem como principais objetivos elevar a escolaridade da população, melhorar a qualidade de ensino, reduzir as desigualdades e democratizar a gestão do ensino público. Para tanto, foram estabelecidas 294 metas, com prazos entre 2001 e 2011.
O ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza (1995-2002), cuja equipe elaborou o plano, disse que as metas eram "perfeitamente exeqüíveis". E acrescentou: "É um plano realista, tínhamos plena convicção de que poderíamos fazer tudo que está ali".
Já o atual ministro, Tarso Genro, disse que as metas "são utopias necessárias, desejáveis", para as quais freqüentemente não há "recursos disponíveis".
Das 22 metas para a educação infantil estudadas pelo relatório, apenas uma foi cumprida. Quatro foram atendidas em parte e nove não foram cumpridas. Não há dados para avaliar as demais.
Entre as não atingidas, está a de estabelecer um programa nacional de formação para que todos os professores tenham habilitação específica de nível médio --ainda há 16% sem essa formação.
No ensino fundamental, das 8 metas analisadas, 3 não foram cumpridas, 4 estão em andamento lento, e não há dados da última.
O PNE previa para 2005 a universalização (100%) do acesso ao ensino fundamental. De 2000 a 2003, cresceu de 94,5% para 97,2% a porcentagem de crianças de 7 a 14 anos na escola, o que indicava que a meta não seria cumprida. O plano também exigia a redução em 50% da repetência em cinco anos. Entre 2000 e 2002, a taxa foi de 22,7% para 20,4% --ou seja, queda de apenas 10,2%. A evasão, que também deveria recuar 50% no mesmo prazo, diminuiu de 26,6% para 25,9% --isto é, só 2,63%-- entre 2000 e 2002.
Dentre as metas para o ensino médio, o relatório examinou 11. Apenas uma está em andamento. Oito não foram cumpridas e não há dados sobre as duas restantes.
Pelo PNE, até 2003 todos os formandos do ensino fundamental deveriam ter vagas no médio. Em 2002, quase 28 milhões de alunos concluíram o ensino fundamental, mas em 2003 apenas 9.072.942 se matricularam no nível médio.
Outra meta exigia que se reduzissem em 5% ao ano a repetência e a evasão. De 2002 para 2003, am bos os índices registraram crescimento --a evasão subiu de 12,32% para 12,50% e a repetência, de 7,44% para 8,23%.