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Educação
24/06/2005

Trabalho com grêmio reduz vandalismo

FREDERICO KLING
Da equipe de trainees

Maíra Soares/Equipe de trainees
Alunos do turno da manhã da escola José Lins do Rego assistem ao debate entre as chapas que concorrem na eleição do grêmio
Alunos do turno da manhã da escola José Lins do Rego assistem ao debate entre as chapas que concorrem na eleição do grêmio
O Instituto Sou da Paz desenvolve desde 2001, na Escola Estadual José Lins do Rego, no Jardim Ângela (zona sul de São Paulo), o Projeto Grêmio em Forma, que trabalha com apoio à formação e assessoria de grêmios.

O projeto surgiu de levantamento do Ministério da Justiça de 1999, segundo o qual os estudantes organizados têm maior possibilidade de buscar soluções pacíficas para conflitos.

"Os alunos perceberam que não é preciso vandalismo para solicitar algo concreto", diz a diretora da escola, Solange Rodrigues. Eles discutem desde problemas com professores até a realização de eventos, como festas. A diretora diz que o vandalismo diminuiu desde que o projeto começou.

O Sou da Paz trabalha em outras 23 escolas estaduais, nas zonas leste e sul de São Paulo, áreas com altos índices de violência.

Reivindicações

Rodrigues destaca que o projeto traz conteúdo para a entidade estudantil, que passa a discutir "questões mais sérias". "Essa coisa de democracia assusta muita gente", diz a diretora, que afirma estar preparada para as reivindicações dos alunos.

Os estudantes organizados participam de reuniões da diretoria de ensino da região e da Associação de Pais e Mestres. Em 2004, o grêmio da José Lins do Rego conseguiu, por meio de pressão sobre a direção, que a única quadra da escola fosse coberta. Também definiram música no recreio como prioridade e conseguiram uma mesa de som.

Arnaldo da Silva, presidente da Associação de Moradores do Jardim Ângela, diz que "a participação do colégio na comunidade é ótima". Há mutirões de pais para limpeza da Lins do Rego e a comunidade participa de eventos organizados pela escola.

No dia 15 de junho, houve debate para a eleição do grêmio. Temas como a estrutura da escola e a participação dos alunos na comunidade foram discutidos. Os estudantes reagiam com aplausos e vaias às falas dos debatedores. Os alunos ouvidos pela Folha enxergam no grêmio uma liderança, mas não deixam de fiscalizar sua gestão e questionar suas ações.

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