São Paulo, sábado, 13 de outubro de 2001
 

Envie esta notícia
por e-mail
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Termina o 32º programa de treinamento

DA EQUIPE DE TRAINEES

Este caderno é o trabalho de conclusão do 32º Programa de Treinamento da Folha, curso intensivo de jornalismo, que, nesta edição, durou 13 semanas.
Durante o programa, estudantes e profissionais de arquitetura, ciências sociais, direito, filosofia e jornalismo travaram contato com o projeto editorial da Folha.
De 2 de julho a 28 de setembro de 2001, os integrantes acompanharam a rotina do jornal e conheceram todos os passos de confecção das edições diárias.
Os participantes assistiram a aulas de português com o professor Pasquale Cipro Neto e receberam orientação sobre a linha editorial adotada pela Folha com os editores dos principais cadernos do jornal.
Além de conversarem com os colunistas Elio Gaspari e Clóvis Rossi sobre a profissão de jornalista, os integrantes da turma acompanharam repórteres no dia-a-dia da Redação e entrevistaram a prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT), 56.
Nesse período, a cobertura de dois importantes fatos jornalísticos (o sequestro do empresário Silvio Santos e os atentados terroristas aos Estados Unidos), foi acompanhada de perto pelos integrantes.
Este caderno -coordenado pelo editor de Cotidiano da Folha, Nilson de Oliveira- baseia-se na desigualdade social entre as raças no Brasil.
Ele procura mostrar que, num país sabidamente mestiço, os negros alcançam posições de destaque em medida muito menor que os brancos.
Embora o Manual da Redação recomende que não se use "preto" para designar negros, por causa da carga pejorativa que esta palavra adquiriu, em alguns dos textos deste caderno a palavra foi usada para deixar clara a distinção adotada pelos critérios técnicos utilizados pelo IBGE.
Para o instituto, negro é o grupo formado pelo conjunto de pessoas autodenominadas pretas ou pardas.
O programa de treinamento começou em 1988 e desde 1997 produz um caderno como trabalho final, que é publicado quando sua qualidade é considerada satisfatória. Além de "Longevidade", o primeiro a circular em abril de 1998, outros nove cadernos já foram publicados.


Texto Anterior: Critérios de classificação são subjetivos
Próximo Texto: Ascensão social: Maioria dos filhos não terá vida melhor que a de seus pais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S.A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.