Treinamento Folha   Folha Online
   
Novo em Folha 42ª turma
08/12/2006

Uma maçã é uma maçã, mas nem tanto

DA EQUIPE DE TREINAMENTO

Ninguém é igual a ninguém, mas às vezes parece que ninguém sabe disso. Em novembro, uma modelo que era muito bonita _e magra_ morreu por achar que estava gorda. Foi parando de comer e o resultado foi bem triste. Ela achava que para ser feliz tinha que ser bem magra, mais magra que as amigas dela.

Quando olhamos ao redor, vemos que as pessoas são parecidas com as outras em alguns pontos, e em outros, não. Todas têm cabeça e umbigo, por exemplo. Mas nem todas têm cabelo e, quando têm, ele pode ser loiro, preto, liso ou cacheado.

A psicóloga e professora da Unicamp Ângela Soligo diz que é muito importante olhar ao redor. E não só na hora de atravessar a rua. Para ela, é preciso olhar ao redor para ver como é a colega de classe, o moço do sorvete ou o pedreiro que constrói o prédio na rua. Eles são iguais? Provavelmente não.

"Não é como uma pessoa é por fora que a levará à felicidade", diz a psicóloga. Se um é diferente do outro, isso quer dizer que um deles não pode ser feliz do jeito que é? Ângela acha que não. Afinal, "uma maçã é uma maçã, mas uma pode ser vermelha e a outra, verde". As duas, bem gostosas.

Leia mais
  • Meu nome não é esse
  • Gordinhos nem sempre são felizes --apelidos podem ser a razão disso
  • Dicas para lidar com apelidos
  • Depoimentos
  • Para saber mais sobre o assunto - Dicas de livros

    Especial
  • Quase todo mundo tem -ou já teve- um apelido. Clique aqui e diga qual você acha pior
  • Dê o seu testemunho sobre apelidos. Conte qual o apelido que você mais odiava e o motivo.
  • BLOG

    BATE-PAPO PRÊMIOS ESPECIAL
    Patrocínio

    Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

    Get Adobe Flash player


    Philip Morris
    AMBEV


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).