Treinamento Folha   Folha Online
   
Novo em Folha 42ª turma
29/06/2007

Coral devolve cinema a Vale após quase 30 anos

da EQUIPE DE TREINAMENTO

Bruno Miranda/Folha Imagem
Coral Meninos do Araçaí ensaia em cinema construído com dinheiro arrecadado por ele
Coral Meninos do Araçaí ensaia em cinema construído com dinheiro arrecadado por ele

A partir de agosto, Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, voltará a ter um cinema --o último foi fechado na década de 70.

Devolver uma sala à cidade foi idéia dos jovens do coral Meninos de Araçuaí. Eles aplicaram R$ 40 mil arrecadados com espetáculos e venda de CDs na construção da mesma.

A parte que faltava dos recursos para o cinema, R$ 275 mil, foi obtida pela ONG Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD) com os governos federal e estadual.

No Vale --com 53 municípios--, só os moradores de Carbonita podem assistir a filmes na tela grande, de acordo com dados do IBGE.

Mas a cidade tem apenas projeção de DVD em um telão, o que faz do cinema do coral o único registrado na região.

A sala, de cem lugares, está sendo construída no centro antigo de Araçuaí. Ela será gerenciada por uma cooperativa de jovens que participam dos projetos do CPCD e deve levar o mesmo nome do coral. Preço da entrada e filme de estréia são questões ainda em aberto.

Até os dez anos, Cátia Gomes, 17, nunca tinha ido ao cinema. Numa viagem com o coral a São Paulo, ela assistiu à animação "Vida de Insetos".

"É muito legal, parece que a gente está chegando no mundo, que está dentro do filme." A jovem espera a inauguração em Araçuaí para ir a uma sala de exibição pela segunda vez.

A ida à capital paulista também foi a primeira oportunidade de Cátia sair de sua cidade natal. Com o coral, foi até Paris, onde o grupo se apresentou com Milton Nascimento no ano do Brasil na França. (VS)

BLOG

BATE-PAPO PRÊMIOS ESPECIAL
Patrocínio

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Philip Morris
AMBEV


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).