Treinamento Folha   Folha Online
   
Novo em Folha 42ª turma
29/06/2007

Entrevista: Sociólogo vê aumento de criminalidade após aperto na fiscalização

da EQUIPE DE TREINAMENTO

Para o sociólogo e professor de sociologia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, José Afonso de Oliveira, o aperto na fiscalização, que tirou "laranjas" da ponte da Amizade é responsável pelo aumento dos números de criminalidade e desemprego na Tríplice Fronteira.

Segundo uma pesquisa que realizou com dados da polícia local, a Foz do Iguaçu atingirá neste ano a taxa de 1 homicídio por 1.000 habitantes _média quatro vezes maior que a nacional.

Oliveira falou à Folha por telefone, de seu escritório em Foz do Iguaçu. Leia abaixo trechos da entrevista:

FOLHA - Que impacto nos níveis de desemprego teve a nova aduana?
JOSÉ AFONSO DE OLIVEIRA - Foz do Iguaçu tem uma população excedente de 100 mil habitantes, que vieram para cá motivados por uma crise nacional e que aqui encontravam emprego fazendo serviço de "laranja" no Paraguai ou serviços de desembaraço de mercadorias. Com o fechamento da ponte, esse pessoal não tem mais meio de vida e não tem como voltar à origem, porque a crise continua e a cidade não tem como criar empregos para uma população desse porte.

FOLHA - E o impacto na criminalidade?
OLIVEIRA - Estamos entre as cinco cidades mais violentas do país. Não é culpa da Receita Federal, que faz o papel dela. Mas isso é algo que decorre da fiscalização.

FOLHA - Que saídas o sr. aponta para contornar a crise?
OLIVEIRA - Primeiro a cidade precisa se organizar e ter uma postura política em relação a esse problema. Segundo, o governo federal não vai se envolver com os problemas de Foz do Iguaçu, mas deve ter uma atenção para o problema específico da cidade. Deve investir maciçamente em educação. Falava-se aqui de criar uma Universidade do Mercosul, o que também seria outra saída.

BLOG

BATE-PAPO PRÊMIOS ESPECIAL
Patrocínio

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Philip Morris
AMBEV


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).