Treinamento Folha   Folha Online
   
Novo em Folha 44ª turma
12/12/2007

Centro cultural é só promessa há 30 anos

LUCAS FERRAZ
DA EQUIPE DE TREINAMENTO

Veja mais imagens da Vila Itororó

Se promessas valessem, há 30 anos a vila Itororó deveria ter começado a se transformar em um centro de gastronomia e cultura. O projeto, anunciado pela prefeitura paulistana, continua na prancheta.

A reforma segue os passos lentos do tombamento: iniciado em 1982, foi concluído 23 anos depois, em 2005. Em 2006, o local foi decretado como de "utilidade pública".

A promessa era em seis meses solucionar o "problema" dos moradores a obra terminaria em um ano e meio. Quase dois anos depois, além de nada ter mudado, se agravou o estado de conservação dos casarões objetos e esculturas da vila foram furtados ou danificados.

Antônia Cândido, 45, moradora do Itororó há 27 anos, preside a Amavila, a associação dos moradores, e encabeça um movimento para tentar garantir o direito de permanência deles.

Erguida na década de 20 por um tecelão português, que juntava pelas ruas sobras de outras construções, a vila está encravada entre quatro ruas na Bela Vista e é propriedade de uma fundação que mantém um hospital em Indaiatuba.

Mas os moradores pretendem pedir na Justiça a propriedade das casas, por usucapião. "Não é justo ter uma casa, uma história, e de repente não ter direito a mais nada. Estão passando por cima dos direitos de moradia e de escolha", diz Cândido.

Já Irene Coliccho, moradora da vila há 11 anos, quer outro lugar para viver. Ela, no entanto, reclama das condições de negociação com o poder público. "Concordo e apóio a preservação do patrimônio histórico. Mas e o patrimônio humano, como fica?", questiona.

O Estado negocia a saída dos moradores por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, que está reformando um prédio para recebê-los. Não há previsão de quando ficará pronto.

A Secretaria Municipal de Cultura diz que o centro cultural só será implantado quando os moradores saírem.

BLOG

BATE-PAPO PRÊMIOS ESPECIAL
Patrocínio

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Philip Morris
AMBEV


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).