Treinamento Folha   Folha Online
   
Novo em Folha 44ª turma
12/12/2007

Valor histórico é ignorado

RICARDO SANGIOVANNI
TALITA BEDINELLI
DA EQUIPE DE TREINAMENTO

Pesquisa mostra que só 19% dos edifícios tombados da cidade têm identificação

Apenas um em cada dez que passam em frente a casarão na av. Paulista conhece valor histórico do prédio, que não tem referências

Nove de cada dez pessoas que passam pelo casarão número 1.919 da avenida Paulista não sabem a importância histórica da casa, segundo uma enquete feita pela Folha em frente ao imóvel.

O lugar é um dos 78 prédios do levantamento que não têm nenhuma identificação que informe o público sobre o tombamento (leia mais sobre o casarão na página 2).

A placa não é obrigatória pelas leis federais e estaduais, mas, de acordo com a arquiteta Leila Diêgoli, poderia servir de incentivo para a população conhecer os lugares. "Se as pessoas não têm a informação, como elas vão visitar?", questiona. A pesquisa mostrou que 75,5% dos prédios tombados aceitam receber visitantes.

O presidente do Condephaat, Adilson Avansi, diz que não há nenhuma política do órgão para incentivar os donos desses imóveis a identificá-los, mas diz que isso seria "desejável".

"O bem tombado deve ter uma utilidade pública. Essa identificação faz parte do processo de informação da população. Esse é um problema que temos que enfrentar", diz Avansi.

O superintendente regional do Iphan em São Paulo, Victor Hugo Mori, justifica que a maior parte do patrimônio tombado pelo Iphan apresenta placas, mas elas são pouco visíveis. "Nos tombamentos feitos até 1980, que são 90% dos feitos em São Paulo [pelo Iphan], todos tinham placa. Só que o Iphan nessa época entendia que a placa tinha que estar no local mais discreto possível, que não atrapalhasse na leitura do bem tombado. Eles têm placas, mas elas estão próximas de rodapés, são pequenas", diz.

O levantamento da Folha, que considerou apenas placas de tombamento facilmente visíveis, apontou que, dos 11 prédios do Iphan analisados, 4 apresentavam identificação.

Para o superintendente, a presença das placas poderia contribuir com a conservação dos imóveis e ajudar a diminuir o vandalismo.

BLOG

BATE-PAPO PRÊMIOS ESPECIAL
Patrocínio

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Philip Morris
AMBEV


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).