Treinamento Folha   Folha Online
   
Novo em Folha 44ª turma
12/12/2007

Disputa judicial marca tomba­mento da casa de Marieta

DA EQUIPE DE TREINAMENTO

O processo de tombamento da Residência de Marieta Tei­xeira de Carvalho gerou confli­tos do Condephaat tanto com os herdeiros dela quanto com o mosteiro de São Bento, pro­prietário do imóvel.

O mosteiro contestou o tom­bamento com o argumento de que impediria a construção de uma entrada para automóveis para carga e descarga de merca­dorias no mosteiro.

A ordem religiosa pediu a desclassificação do imóvel co­mo de importância histórica e artística para que pudesse "des­frutar na plenitude de sua pro­priedade".

Como proprietário do imó­vel, o mosteiro teria prazo de 15 dias para recorrer da medida. A manifestação foi posterior a es­se prazo e o processo de tomba­mento continuou a correr.

Tombamento da mobília
Já a briga com os herdeiros de Marieta foi pela abrangência do tombamento. Como a casa continha móveis antigos intac­tos há décadas, o Condephaat defendia que o mobiliário tinha valor histórico e não deveria ser retirado.

Os herdeiros, segundo o in­ventário, são 31 pessoas e enti­dades. Eles discordaram da in­clusão dos móveis no tomba­mento e disseram que o proces­so não tinha valor legal, já que não houve a notificação de to­dos os beneficiários.

O Estado conseguiu suspen­der uma vez o leilão dos bens, mas os herdeiros recorreram e os leiloaram em 1977.

Relevância histórica
Os móveis se foram, mas res­taram a senzala no porão, as ferragens antigas e as marcas de carroça nos trilhos do portão como resquícios do século 19.

Marieta manteve a casa in­tacta após a morte do pai, o se­nador Carlos Teixeira de Car­valho. Segundo o parecer do professor Carlos Lemos, ane­xado ao processo de tomba­mento, até mesmo a garrafa de conhaque pela metade usada pelo senador foi preservada.

Marieta morou até o final da vida na residência da rua Flo­rêncio de Abreu. Morreu soltei­ra aos 92 anos, em 1975. O imó­vel pertencia ao mosteiro de São Bento desde 1968, mas o contrato de permuta permitiu que ela ficasse na casa enquan­to vivesse.

BLOG

BATE-PAPO PRÊMIOS ESPECIAL
Patrocínio

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Philip Morris
AMBEV


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).