Treinamento Folha   Folha Online
   
Vícios modernos
20/06/2004

AS COMPRAS E EU: DESCONTROLE FAZ FAZENDEIRO PERDER TODO PATRIMÔNIO

DA EQUIPE DE TRAINEES

Luis (nome fictício), 57 anos, chegou a comprar duas fazendas de uma vez, no total de 21 mil hectares, sem precisar. Bacharel em direito, herdeiro de fortuna, ex-empresário da agropecuária e pai de duas filhas, Luis perdeu tudo por causa da compulsão pelas compras, doença conhecida como oniomania.

Mas Luis se considera um comprador diferente de todos os outros. O seu problema não é entrar em uma loja e comprar roupas, sapatos ou perfumes, compulsões mais comuns. Ele faliu por comprar, sem necessidade e por impulso, carros, fazendas e outros itens caros.

"Eu estava muito tenso com alguma coisa, aí eu parava, comprava um carro ou uma caminhonete nova."

Ele considera que tinha uma "vida certa" ao seu alcance, com um negócio próprio, bem-sucedido. Mas a compulsão tirou a vida dos trilhos: levou Luis à falência, causou o fim de seu casamento e fez as filhas pararem de falar com ele. "Fui cavando um buraco cada vez maior."

Luis só parou de gastar quando perdeu tudo. Passou dez anos pagando dívidas, começou a reconstruir sua vida, voltou a namorar a ex-mulher e abriu pequenos negócios.

Há nove semanas freqüenta as reuniões dos Devedores Anônimos, única forma de ajuda que utiliza. A sugestão foi de um primo que, segundo Luis, é um dos fundadores dos Jogadores Anônimos. (CFG)

BLOG

BATE-PAPO PRÊMIOS ESPECIAL
Patrocínio

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Philip Morris
AMBEV


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).