BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
  Folha Online > Turismo > Barretos
BUSCA
MODALIDADES
Não fique por fora de nenhum rodeio
da maior arena do Brasil



Bulldog
Prova em que participam dois peões a cavalo e um bezerro. Os competidores devem sair logo após a largada do bezerro; se saírem antes, são punidos em 5 segundos. O cavaleiro da direita força o animal a seguir numa linha reta; o da esquerda salta do cavalo em movimento em cima do bezerro, derrubando-o e virando o seu pescoço no chão. Vence o competidor que termina a prova no melhor tempo.

Laço de bezerro (Calf Roping)
O peão deve laçar pelo pescoço um bezerro de 120 kg. Depois, desce do cavalo, derruba o bezerro e amarra três patas. O laçador é desclassificado se o animal se soltar nos primeiros 5 segundos.

Laço em dupla (Team Roping)
Dois cavaleiros devem laçar um bezerro com cerca de 200 kg, de preferência com chifres. O laçador cabeceiro deve laçar os chifres ou o pescoço do bezerro, enrolando a corda na parte frontal superior da sela. O laçador peseiro deve laçar dois pés do animal, logo após o cabeceiro ter executado sua tarefa. A prova termina quando os dois laçadores se posicionarem, um em frente ao outro, com as cordas esticadas. Vence a dupla que fizer o menor tempo.

Montaria em cavalo (Bareback)
Não se usa estribo. O caubói usa uma alça de couro, onde encaixa uma das mãos, como uma luva. O animal salta completamente livre. No primeiro pulo, o peão deve ficar quase deitado, com as esporas entre o pescoço e as patas dianteiras do cavalo. No segundo, deve puxar simultaneamente as esporas, trazendo as pernas perto das mãos.

Montaria em cavalo (Cutiano)
Junto com a montaria em touro, é a que mais chama a atenção do público. Sua principal característica é a falta de apoio do peão, que se segura apenas por meio de duas cordas amarradas à peiteira do cavalo. É usado também um arreio (assento feito em couro), baixeiro, peiteira e rédeas feitas com duas canas (tiras de corda). No primeiro pulo do animal, o caubói deve posicionar as esporas entre o pescoço e as patas dianteiras do cavalo. Tempo: 8 segundos.

Montaria em touro (Bull Riding)
Nessa prova, o desempenho do animal é tão importante quanto o do peão para a pontuação final. Para obter a melhor nota, o touro deve pular rodando. Quando ele inverte o sentido da rotação, aumenta a nota do competidor, mas sua chance de cair é maior. Tempo: 8 segundos.

Sela Americana (Saddle Bronc)
É a mais técnica e antiga do rodeio; foi criada nos EUA em 1929. Nela, o peão segura o cabresto (um cabo feito de corda de sisal) e o cavalo é arriado com sela. Uma das mãos do peão segura uma corda de cerca de 1,20 m, trançada ao contrário; a outra tem que ficar solta, sem tocar em nada. No primeiro pulo, ele deve esporear o animal, num movimento de vai e vem. No segundo pulo, puxa as esporas (sem pontas) da barriga até as nádegas do bicho. Tempo: 8 segundos.

Três tambores
Única prova feminina. Três tambores são colocados a uma distância mínima de 4 m um do outro. A participante sai a galope, com tempo de percurso cronometrado entre as linhas de partida e de chegada. A competidora tem que percorrer no menor tempo possível, sem ultrapassar a linha de chegada com qualquer parte do corpo. Cada tambor derrubado acarreta uma pena de 5 segundos.


Fontes: FNRC (Federação Nacional do Rodeio Completo) e Os Independentes

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.