BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
  Folha Online > Turismo > Réveillon
BUSCA
 Biografia
Barbara Abramo é astróloga. Desde 2000, assina a coluna de astrologia da Folha e é responsável por Urânia, o canal de astrologia da Folha Online, e pela seção de astrologia do BOL.
infourania@uol.com.br
ASTROLOGIA
Saiba o que os astros reservam
para cada signo do zodíaco em 2002



Saiba sobre saúde, amor, finanças e profissional

BARBARA ABRAMO
colunista da Folha Online


No ano regido pelo Sol, Áries vibra em uma escala mais intensa, já que o elemento intuitivo e criativo, representado pelo Fogo, vai falar alto, aumentando a inspiração do ariano e fazendo com que possa rastrear novas oportunidades de crescimento, já no primeiro semestre do ano.

Expressão na coletividade é a palavra-chave para os arianos em 2002 –Saturno em Gêmeos consolida sua visão de mundo– um processo que começou em 2001 -e se alia a Netuno e Urano em Aquário entre maio e junho.

Até junho, com a oposição Saturno –Plutão, nada vai ser dado de mão beijada– mas isso não intimida um guerreiro do quilate de Áries. Depois, em agosto, Júpiter ingressa em Leão e aí o que foi plantado no primeiro semestre vai florescer com toda a força.

Aprimorar seu poder de expressão e participar dos problemas da comunidade em que vive são duas ferramentas básicas – com tanta criatividade, liderança e desejo de acertar, vai ser fácil Áries contribuir para tornar este ser um país mais justo.

Eclipses em maio, junho e dezembro sinalizam mudanças no seu modo de pensar e entender o mundo. Nas finanças, todo cuidado é pouco em 2002 – seu ímpeto corajoso deveria ser temperado com uma boa dose de prudência. No amor, espere pelos bons raios de Vênus no segundo semestre, que sugerem reviravoltas e novidades. Até lá, curtir o que a vida tem de divertido e alegre vai falar mais alto do que um compromisso emocional sério.


A prudência e a praticidade de Touro serão desafiadas diversas vezes em 2002! Iniciativa, coragem de batalhar pelo o que deseja ser e vontade de melhorar de vida serão as alavancas propulsoras de muitas mudanças neste ano governado pelo Sol.

Apesar das viradas radicais de vida estarem protegidas por Júpiter em Leão a partir do segundo semestre, o ar vai ser mais respirável já a partir de fevereiro, quando Saturno em movimento direto tira da sua frente antigos obstáculos e impedimentos.

A fase mais delicada do ano vai até junho, quando a oposição Saturno – Plutão se desmancha, simbolizando a liberação de pesos e de obrigações de suas costas. Mas a determinação do taurino estará maior e mais focalizada desde março, quando Marte neste signo sinaliza mais garra para se tornar independente, perseguir objetivos pessoais.

A partir daí, estudos e viagens são boas pedidas – reciclar o conhecimento e alargar sua perspectiva de vida vai ajudar o Touro a produzir belos frutos, que poderão ser saboreados por maior numero de pessoas na comunidade em que vive.

Ainda bem, pois no segundo semestre as tensões profissionais só poderão ser ultrapassadas por meio de uma postura franca e aberta de aprender mais, reciclar-se e compreender o espírito do tempo em que vive. Saturno e Urano se aliam no ultimo trimestre, sugerindo inspiração revolucionaria e senso de praticidade à sua vida e isso se aplica a todos os setores em que possa intervir, inclusive sua profissão.

Cuide da saúde em 2002 – especialmente no final do ano, pois os eclipses da ocasião podem ativar problemas pré-existentes. Afetos em bom estado geral durante todo o ano – embora devido à sua necessidade de mudar para melhorar de vida possam acenar com rompimentos, especialmente de outubro em diante.

Afaste as ilusões, como sempre, e aproveite este ano que promete mais autocontrole e poder de mudar as circunstancias ao seu redor.


Mudanças e mais mudanças – reviravoltas, surpresas, descobertas: isso é o que 2002 sugere para o geminiano, sempre versátil e antenado.

O produto final de tudo isso pode desandar o estomago em alguns meses, mas o que valerá a pena é experimentar novas formas de viver, adaptando critérios, reciclando conceitos e valores e dando passos mais rápidos no sentido de buscar o que é atual e areja a mente.

As mudanças continuam dando as rédeas nos relacionamentos pelo menos até junho; Saturno que transita este signo pede mais pede responsabilidade por si só, enquanto os parceiros pressionam, mais e mais. Isso pode gerar desentendimentos afetivos, rompimentos nas sociedades de negócios e oscilações dramáticas no trato com as pessoas em geral.

Em 2002, ficar ligado nos eclipses pode ajudar a usar da melhor forma possível essa tendência. (Em junho, acontece o eclipse solar em Gêmeos e em dezembro ocorre um em Sagitário.) O ano de 2002 será intenso para você, que vai precisar se adiantar tomando atitudes sob pressão.

Júpiter em Leão, a partir de agosto, promete ampliação de interesses, novos amigos e uma tomada de consciência de seu papel em casa, no bairro e na cidade. A partir deste ponto do ano é que o geminiano vai saber onde e como aplicar seus inúmeros talentos.

E em outubro, mês de eleições, atenção: Júpiter e Plutão armam um aspecto de intenso poder – canalizar toda essa força em ideais de justiça e transformação será café pequeno para geminianos! Ainda mais porque estudar, conhecer e expandir horizontes serão fonte de poder pessoal para os geminianos em 2002 – a prosperidade material também dependerá disso.No amor, atenção às criticas e escolhas, que podem gerar conflitos e lutas por poder em maio – haverá também um eclipse lunar em Sagitário.

Ainda bem que Netuno e Urano em Aquário estarão aliados a Saturno, sugerindo ao geminiano que mais vale lutar por justiça e liberdade do que manter situações desniveladas e opressoras! Na comunidade, este será o ano em que Gêmeos irá contribuir com idéias novas que representem disseminação de informação libertadora, seja no campo técnico, seja como filosofia de vida.


Para o canceriano, o ano vai virar de verdade para melhor só depois de março, quando Júpiter, que está transitando este signo desde 2001, sinaliza a retomada de antigos sonhos pessoais.

Com o fim da oposição Saturno – Plutão em junho, o canceriano se tornará mais interessado em objetividade, eficiência e realização concreta. Júpiter, planeta da abundancia e da prosperidade, marca o segundo semestre do ano com força na vida do canceriano, que estará mais disposto a lutar pelo lado material da vida e mais inclinado a atividades que despertam sua expressividade.

Além disso, ampliação de interesses de vida e um contato mais amplo com o mundo social são as duas grandes promessas de 2002 para o canceriano, que vai ficar cansado de tanta interiorização a partir de agosto, voltando-se mais e mais para a realização de seus sonhos.

Isso pode alterar o padrão dos relacionamentos afetivos, que serão testados pela vida. Em junho um eclipse lunar em Capricórnio pode detonar a volta atrás de escolhas afetivas, com medo do futuro, e as relações que vêem se arrastando sem rumo definido poderão ter um final inesperado.

De agosto a setembro, a vontade de sair e conhecer novas maneiras de viver a vida alavanca a profissão, que se tornará mais interessante, com atividades paralelas atraindo atenção, e será boa pedida dar provas de habilidade mental e manual no trabalho. Nas finanças, ponderação e equilíbrio deverão ser cultivados, pois o canceriano estará mais impetuoso e farejando aventuras, o que não terá bom resultado para seus bolsos.

Por outro lado, com Saturno, Netuno e Urano em signos de elemento Ar, a força do intelecto e dos bons relacionamentos dará excelentes resultados na construção de saídas imaginativas e inovadoras para a coletividade, um tema em que o canceriano poderá se aventurar com total sucesso, neste ano de eleições, canalizando seus potenciais em atividades sociais que estimulem a educação e o conhecimento em larga escala.


Este será o ano do Leão, uma vez que o Sol, símbolo da luz, comanda o período.

A partir de março, quando o ano novo astrológico se inicia, é que o leonino vai mostrar toda a sua garra e poderá finalmente romper com limitações antigas.

Ainda que Saturno e Plutão estejam atrapalhando o desenrolar mais livre e fluido dos desejos mais caros ao coração, muita coisa pode ser feita, pois a colheita, que terá lugar de agosto em diante, promete deixar o leonino contente e orgulhoso de suas ações.

A saúde tende a estar mais delicada entre março e maio, e seria bom o leonino introduzir aos poucos uma mudança positiva de hábitos.

A partir do segundo semestre do ano, Júpiter, o planeta da prosperidade e da boa reputação irá atravessar leão, ampliando a vida do leonino, que estará mais apto a agir no meio externo, em prol de seu crescimento pessoal, buscando mais liberdade de ação, usando sua coragem para conquistar territórios e sabendo ser bem mais objetivo e assertivo do que no ano anterior.

A partir de julho, Marte ingressa em Leão abrindo o caminho com energia e dotando o leonino com mais agressividade na hora certa e competitividade para se dar bem em qualquer campo em que precise mostrar sua capacidade executiva e seu sangue frio em tomar decisões difíceis.

Na profissão e na carreira, espere por maior visibilidade pública, porque Marte vai abrir um canal que Júpiter irá ampliar ainda mais. No ano das eleições, a sua interferência direta vai fazer toda a diferença nos projetos sociais. Use sua inventividade e aceite desempenhar novos papeis.

Contudo, devido ao excesso de idealismo nas relações de parceria, os negócios e os amores podem se ressentir de atitudes estouvadas ou confiantes demais no segundo semestre. O equilíbrio entre realismo e intuição poderão tornar 2002 um ano incrível de realizações pessoais para o leonino!


O Sol, comandante do ano de 2002, começará a brilhar na vida do virginiano a partir do ano novo astrológico, em março.

O calor do astro-rei poderá lançar novos significados em sua vida pessoal, possibilitando resgates importantes, porque o foco principal do ano será a autodescoberta e a liberação de fantasmas do passado que insistiam em afugentar a alegria de viver.

Embora espremido por longo tempo entre a oposição Saturno-Plutao, que se traduziu em obstáculos, atrasos e demoras, o virginiano terá tudo para se adaptar aos novos tempos com total versatilidade, especialmente depois de junho.

Até lá, o virginiano, sempre nervoso e mental, terá de ceder à realidade, entendendo que existem aspectos de sua vida que não andam bem e merecem um cuidado todo especial, fazendo com que a busca por respostas se intensifique no segundo trimestre de 2002.

Mudar padrões repetitivos terá um efeito mais do benéfico na vida profissional e amorosa – os eclipses de maio e dezembro, em Sagitário apontam a necessidade de revisão geral de suas bases e preconceitos arraigados.

Um toque de devotamento a uma causa e uma espiritualidade à flor da pele em tudo que fizer marcará a atuação de Virgem no meio social e familiar. Seu papel na comunidade poderá ser importante, especialmente a partir de agosto, quando Júpiter em Leão estará abrindo portas para o trabalho intelectual e artístico com as comunidades carentes e os desprivilegiados, um dos grandes pontos altos deste ano para Virgem.

No ultimo trimestre, a força conjugada de Júpiter e Plutão sugerem expansão e prosperidade, mas só se o virginiano abrir mão de medos infundados e aprender a interagir sem deter o controle de todos os detalhes. É um bom momento para dar uma virada de 180 na vida, abandonando projetos vazios, reciclando a mente e preparando-se para rumar em novas direções de vida.

Cultivar o desapego será importante também do ponto de vista de emocional; contato com as necessidades pessoais poderá equilibrar a saúde e fazer com que o virginiano procure a companhia de pessoas arejadas e autenticas, o que fará muito bem para sua alma, que anseia por mais espontaneidade e sentido em 2002.


Liberdade de ação, maior participação social e na vida comunitária, amplas perspectivas de realização de sonhos – tudo isso espera o libriano que irá balançar menos nas afetividades em 2002, ano regido pelo Sol, que irá esquentar a área de amizades e projetos de vida, trazendo novos ventos e mais luz para sua criatividade em geral.

Entre abril e julho, amores e amizades se mesclam, tornando a vida variada, rica e divertida. Será a partir daí que a vida profissional começará a dar ótimos frutos, por causa dos esforços continuados do ano de 2001.

Com os erros e acertos passados, o libriano receberá então as melhores propostas para crescer e se desenvolver ainda mais no campo escolhido.

O que eram obstáculos e impedimentos reverterão em oportunidades – e em um ritmo trepidante a partir de junho, quando a oposição Saturno-Plutao libera o libriano das demoras e hesitações nos estudos e nas viagens, abrindo novos campos de interesse.

Quando Júpiter ingressar em Leão, pode ser que Libra balance outra vez, devido aos convites e oportunidades, mas terá de decidir depressa, criando bases de expansão pessoal que a partir de setembro começarão a dar mais segurança pessoal.

Essa tendência está acentuada em setembro. Decisões importantes relativas a estudos e uma reorientação de vida, que terá como conseqüência mudanças na carreira também são esperadas, notadamente nos meses de eclipse: maio, junho e dezembro.

Nesses meses, o importante será estar aberto para a vida e reciclar conhecimentos, desfazendo-se de preconceitos e automatismos. No amor, Libra terá de tornar-se um equilibrista, coordenando amor e amizade de modo a não ferir suscetibilidades e a não ser em dezembro, as escolhas serias devem ser bem pensadas. A participação na comunidade será fonte de grande equilíbrio para Libra em 2002.


Concretizar sonhos, estabilizar a vida pessoal e calibrar valores serão ingredientes básicos da agenda do Escorpião em 2002, um ano em que o Sol irá brilhar com toda a força no terreno profissional.

Sob a luz dos holofotes, suas ações serão julgadas e pesadas por muita gente. A reputação pessoal e a apresentação serão fundamentais para alcançar aquela estabilidade necessária para o escorpiniano respirar livre e andar com segurança e de cabeça erguida.

Para isso, terá de batalhar muito, mas isso não assusta um guerreiro. Alem de lutar, Escorpião terá de provar que seus sonhos podem ser realizados – primeiro, terá de provar isso a si mesmo e em seguida aos outros.

A participação social será decisiva – e se os anseios do escorpiniano ganham maturidade e passam pela prova da realidade, isso irá acontecer até junho, porque a partir daí, a força de Júpiter expandindo a vontade de fazer e acontecer, apoiada em Plutão que simboliza tremenda força criativa, se farao sentir como nunca em sua vida e até uma postura mais aberta e generosa em relação aos competidores poderá fazer com o escorpianino se sobressaia.

Em maio, um eclipse em Sagitário promete balançar as finanças, o que pode ser contornado com atitudes prudentes nos meses anteriores. Em todo o caso, intuição e inspiração serão bem vindas na hora de contabilizar talentos e como eles poderão gerar riquezas em territórios ainda inexplorados do escorpiniano.

Com tanto esforço e preocupação, a saúde poderá se ressentir em alguns momentos durante o ano – organização e disciplina ainda serão os pontos fortes do cotidiano para manter tudo em equilíbrio, pois Saturno ainda estará transitando Gêmeos por muitos meses, o que diminui a vitalidade.

No amor, limpeza e transparência são os maiores ganhos, nascidos de grandes questionamentos de valores. È bom que o Escorpião mantenha foco nos seus valores essenciais, para que possa seguir em frente com entusiasmo e fé nos relacionamentos afetivos, desta vez nascidos de genuína valorização de seus dons pessoais.

Um eclipse em Touro, em novembro, acena para decisões amorosas importantes, mas no final do ano, com Marte e Vênus ajudando, o Escorpião poderá extrair dos afetos e sentimentos uma enorme dose de vitalidade e sentido por existir.


O sagitariano tem tudo para se dar muito bem no ano de 2002, quando poderá contar com a força do Sol, astro que irá governar o ano astrológico que inicia no solstício de outono, em março.

O Sol aquecerá os temas mais caros para o Sagitário: expansão e crescimento, especialmente após agosto, quando o sucesso dependerá de alvos criativos, maior expressividade social e participação na comunidade, dando o seu toque otimista, entusiasmando as pessoas com seus ideais e sendo extremamente justo.

O sagitariano vai ter que aprender a moldar-se um pouco à realidade externa na primeira parte do ano, e pelo menos até junho as viagens e os estudos deverão ser ponderados com cautela e prudência, pois em tudo será conquistado tão facilmente como ele gosta. Jovialidade e liderança serão importantes nessa fase, manter o pique e a fé no futuro, pois a partir de julho com Marte ingressando em Sagitário tudo irá melhorar.

A busca por mais liberdade de ação estará maior, e as conquistas serão atingidas com mais facilidade a partir daí. Com exceção do mês de janeiro e abril, quando Marte irá beneficiar os desafios do sagitariano, o clima astral exigirá atitudes constantes de atenção para ]que seus objetivos se realizem.

Em junho, a oposição Saturno-Plutao se desmancha, desafogando o sagitariano de pesos e obrigações. Um eclipse solar em junho pede cuidado com a saúde e aprimoramento com a aparência e a postura – algo terá de ser reavaliado nesse sentido.

Também em dezembro, a postura projetada no meio social precisará ser revista, pois o acordo com parceiros – no campo amoroso e de negócios dependerá disso.

Em maio, as finanças precisam ser organizadas e as dividas ressarcidas, para que não haja mais dores-de-cabeça e impedimentos no caminho do sagitariano.

Em todo o caso, a junção dinheiro -relacionamentos amorosos estará dando as cartas de dezembro de 2002 a fevereiro de 2003, então é importante manter atenção firme nesse aspecto, pois somente não se distraindo é que o sagitariano poderá gozar de liberdade nas suas escolhas.

Júpiter e Plutão formam aspecto forte em outubro, abrindo portas longamente esperadas pelo sagitariano, especialmente nos negócios e profissão, quando poderá exercer atividade de liderança e destacar-se devido a uma grande força de vontade somada a entusiasmo e visão ampla.

Trabalhar em equipe será um ponto importante para as vitórias profissionais no segundo semestre. Urano e Netuno em Aquário continuarão a movimentar o sagitariano em 2002, sempre rumo à inovação e originalidade de vida.


O Sol comanda 2002, estimulando o capricorniano a mudar uma serie de aspectos em sua vida e a liderar essas transformações com vistas a adquirir um sentido novo de vida.

A busca por mais autenticidade e a recuperação dos valores essenciais pode ser detonada por diversos motivos. Mas o fato é que a vibração do capricorniano estará maior, o que tem conseqüências diretas no seu relacionamento com as pessoas, seja no aspecto amoroso como profissional.

Sociedades e parcerias de negócios poderão ser alteradas, rompimentos e mudanças podem acontecer, mas tudo em nome de maior objetividade e mais controle da própria vida. Tudo levará a um aumento de recursos melhor administrados. Trabalhar duro e mudar padrões antiquados na carreira serão boas ferramentas para alcançar seus objetivos.

Já em fevereiro, seu regente Saturno começa a vibrar favoravelmente para o capricorniano.

Em março, relacionamentos serão revistos, incluindo aí os de negócios. A mudança para valer virá de novas percepções que se seguirão no rastro do eclipse de junho, que vai acontecer em Capricórnio.

Fatos inesperados envolvendo as finanças podem afetar a saúde e uma boa previsão de gastos ajudará a neutralizar o descontrole, especialmente em junho. Em todo o caso, a saúde precisará de atenção continuada em 2002, pois enquanto Saturno estiver transitando Gêmeos, o trabalho duro pode ser muito positivo, mas extenuante.

Julho e agosto serão os meses para equilibrar a saúde com mais sucesso. Como a segunda parte do ano será mais fácil em termos de realização se o capricorniano souber aproveitar a ajuda das pessoas, as sociedades de negócios e a clientela tendem a crescer e a se desenvolver, especialmente por que Júpiter estará ampliando os ganhos vindos de pessoas com as quais se associar.

No amor, o pique aumenta a partir de novembro – e tudo pode mudar para melhor nesse campo da vida, especialmente se as desavenças de maio resultaram em tristezas para o capricorniano. De outubro a dezembro o capricorniano poderá fazer escolhas satisfatórias no campo amoroso e aidna estará envolvido com atividades de grupo que muito beneficiarão sua comunidade.


O ano de 2002 promete maior exposição publica para o aquariano, com novas amizades, trabalhos relacionados com a comunidade e uma disposição maior para iniciar e aprofundar relacionamentos de qualquer natureza. Até junho, quando Saturno e Plutão desmancharem a oposição que se iniciou em 2001, tudo é um pouco lento e difícil.

A tendência fragmentaria e original do aquariano vai ser testada na prática. O ano começa em ritmo mais tranqüilo, mas a partir de fevereiro – quando Saturno começa a liberar o caminho do aquariano, a vibração muda para melhor.

Com base em escolhas realistas será mais fácil estabelecer vínculos, inclusive de negócios – uma área que tende a se expandir a partir de agosto, quando Júpiter e Plutão estarão ampliando a focalização do aquariano em crescimento pessoal e maior controle das circunstancias em que trabalha. Mas tudo isso será feito mediante boas escolhas nas parcerias!

Geralmente o aquariano trabalha bem em equipe, mas nem sempre se conforma às regras, querendo sempre alterar os métodos ou agir de acordo com seu pique, sempre aos sobressaltos.

Mas a mensagem do céu diz que a originalidade aquariana será vivida de maneira produtiva se desembocar em grandes projetos coletivos, que possam ajudar a mudar preconceitos e fazer crescer idéias que libertem muita gente do jugo da ignorância.

Para não ficar esperando sentado até o segundo semestre, o aquariano terá de aproveitar as chances de mudança que aparecem em maio, quando um eclipse em Gêmeos promete reviravoltas nas áreas das amizades e projetos, incluindo aí desafios que devem ser superados pela experiência e pela prudência.

No campo financeiro, pelo contrario, o melhor período se concentra no segundo trimestre do ano. Júpiter e Marte sinalizam gastos excessivos, apenas controlados por meio de uma pesquisa bem feita e muita prudência.

Mas ao mesmo tempo, os objetivos profissionais e a vontade de crescer podem falar mais alto, fazendo com que o aquariano aprenda a administrar seus recursos muito melhor, valendo-se de consultorias adequadas e de um faro certeiro.

Mesmo que os altos padrões amorosos do aquariano continuem falando alto na escolha afetiva, o realismo deverá imperar em 2002. Contudo, no final do ano, Vênus, Marte Júpiter prometem felicidade sentimental e união mental, aumentando o encanto do aquariano, que poderá olhar o ano de 2002 como um dos melhores anos de sua vida.


Para este signo que age de acordo com suas anteninhas invisíveis, o ano de 2002 será um grande laboratório onde irá aprender a discernir melhor o que precisa fazer para criar uma vida cotidiana mais de acordo com suas necessidades.

O Sol domina o signo de Leão, que para o pisciano representa a área de aprimoramento pessoal, que só pode ser vivida de acordo com os desejos mais sinceros de seu coração.

Para obedecer os ditames de seu espírito, o pisciano será capaz de mudar tudo à sua volta, começando pelo menor e mais ínfimo dos detalhes, e aos poucos ganhar mais e mais controle de sua própria vida. Mudanças familiares sinalizam um período de auto-questionamento e revisão que muito ajudará o pisciano a se situar melhor em novos papeis na vida pessoal.

Uma área que merece atenção total é a comunicação, o mecanismo de troca entre o pisciano e o mundo à sua volta, sejam pessoas ou situações, precisa de transparência e clareza. O processo de critica e analise de si mesmo, a observação inspirada do entorno e o aprendizado no trabalho ganham destaque durante todo o ano.

A tendência de ver através das aparências e conectar-se profundamente com a necessidade de assimilar novos conteúdos será de imensa importância na vida do pisciano. Só assim poderá criar algo verdadeiro que o deixe satisfeito. No meio de 2002 haverá muitas oportunidades para entender melhor seu papel na comunidade e a presença de Marte e Júpiter em Leão prometem nessa ocasião uma energia mais focalizada no sentido da autonomia.

Saúde é um tema que promete atrair a atenção do pisciano, e mudanças nos hábitos serão muito bem vindas. Especialmente no segundo semestre, quando as tensões profissionais e na carreira podem obrigar a um aumento de carga de trabalho e a situações de estresse.

Ao último trimestre do ano promete um pique mais vibrante, mais voltado à comunidade e um aumento de interesse em participar de iniciativas que visem o bem comum, o que também irá trazer grande alegria ao pisciano, que gosta de iluminar a vida alheia com um toque de sua imensa e natural bondade.

Veja também algumas previsões para 2002

Confira dicas para o momento da virada

Leia mais sobre astrologia em Urânia


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.