BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
  Folha Online > Turismo > Réveillon
BUSCA
 Biografia
Franco Guizzetti é consultor, especialista, professor de Feng Shui e Harmonização de Residências e Empresas. Escreve quinzenalmente na Folha Online.
fvct@uol.com.br
FENG SHUI
Veja dicas para energizar os
ambientes nas festas de fim de ano



A árvore e os presentes de Natal

FRANCO GUIZZETTI
colunista da Folha Online

Por incrível que pareça, já estamos terminando mais um ano. Outro dia estávamos planejando as festas de fim de ano para receber o novo século e o novo milênio, que hoje nada mais são que lembranças de um "século que já passou".

Nesta época de Natal e Ano Novo, sempre se repetem as mesmas cenas e idéias:
  • "O que eu vou comprar para o amigo secreto ou para minha sogra neste Natal?"
  • "Onde vamos fazer a ceia de Natal? Onde vamos passar o réveillon?"
  • "Quanto vou gastar com os presentes das crianças? E com os dos afilhados?"
  • "O que vou ganhar? O que vou pedir de presente?"
  • "Como vou decorar a casa para as festas?"
  • "Como será 2002?"
  • "Vou fazer uma lista de objetivos para o ano que vem!!!!"
  • "Qual a cor da calcinha que deverei usar na passagem de ano? Rosa para o amor ou amarelo para o dinheiro?"

    É claro que o presente que você quer ganhar, a decoração de sua casa, a ceia de Natal e a cor da roupa para receber o Ano Novo são muito importantes.

    Mas se você não se ligar na energia que envolve esta época, só teremos satisfação material, caindo naquela "sensação de vazio" que há muito tempo as pessoas vêm tendo neste periodo.

    Comemorar o nascimento de Jesus e o réveillon sem saber o que realmente significam estas datas e preparar sua casa e sua festa sem uma energia especial, só se preocupando com o aspecto material destas datas, não adianta.

    Saber o que estamos comemorando, por que trocamos presentes, os símbolos de Natal, qual a egrégora deste periodo, qual a energia (leia-se presente) que devemos pedir neste momento para nossas vidas e o cuidado com qual energia devemos preparar nossos ambientes deveriam ser as questões de extrema importância, pois a somatória de todos estes fatores irá refletir em cada um de nós agora e por todo um ano que está por começar.

    O significado dos símbolos de fim de ano

    O Natal

    Embora a palavra "Natal" signifique, genericamente, a data de nascimento de todos nós, ela passou a ter um simbolismo especial e sublime após o advento do nascimento de Jesus Cristo. Assim, quando se fala do dia 25 de dezembro, estamos comemorando o "nascimento de Jesus".

    Mas nem sempre esta foi a data oficial do nascimento de Jesus. Existem regitros que indicam que nos primeiros tempos da era cristão, dependendo do local, esta data era comemorada entre 25 de março e 20 de abril, e em outros locais, entre 17 e 24 de dezembro ou 6 de janeiro.

    Somente em 353, o papa Júlio 1º decretou a data de 25 de dezembro como a data oficial do Natal. Muito provavelmente, esta data foi escolhida pela Igreja Católica como uma forma de "cristianizar" as festas pagãs que eram conhecidas como "Sartunias".

    Desde de então, toda uma egrégora de amor, compaixão, paz, alegria, renovação, esperança, luz e verdade envolvem a data.

    Da mesma forma que Jesus nasceu para o mundo, sempre esperamos que Jesus "nasça" no coração, na vida e na consciencia de cada um de nós.

    Como disse o sabio Angelus Silesius: "Ainda que Cristo nascesse mil vezes em Belém, se não nasce dentro de ti, sua alma segue extraviada".

    A missa do Galo

    Exitem muitas origens para a celebração. Uma das mais aceitas diz que foi São Franscico de Assis que deu início à tradição.

    São Francisco reunia o povo em volta de um presépio vivo na noite do dia 24 dezembro, por volta da meia noite, horário do nascimento de Jesus. Em seguida, ela rezava uma missa, que em geral terminava junto com os primeiros cantos dos galos.

    O Papai Noel

    Esta figura tão adorada por pessoas de todas as idades teve sua origem com o Bispo Nicolau. Ele viveu na Turquia, no seculo 4º, e tinha como hábito ajudar as pessoas carentes com moedas.

    Após sua morte, foi considerado santo pelos milagres a ele atribuídos.

    Sua associação ao Natal se deu na Alemanha e teve força nos EUA no século 19.

    Nesta época, ele ganhou as roupas vermelhas, o sorriso eterno, o trenó com renas e o saco de presentes.

    A árvore de Natal

    Árvore em qualquer época e local sempre significa vida, abundância, frutos e crescimento.

    É muito interessante notar que a árvore escolhida para comemorar o Natal seja o pinheiro. Esta é a única árvore do hemisfério norte que fica totalmente verde (folhagem), no meio da neve e do frio. Ou seja, "a vida continua, mesmo no meio do nada".

    O verde do pinheiro também pode representar a vida de Jesus. Não se tem uma origem histórica da primeira árvore de Natal. Mas conta-se que o costume teve início na Alemanha, no século 16, com a pastor protestante Martinho Lutero.

    Ao andar pela floresta em uma determinada noite, ele viu a beleza de uma árvore, cercada pelas estrelas do ceú. Foi aí que ele teve a idéia de montar uma árvore cheia de velas, simbolizando as estrelas, dentro de sua acsa, para mostrar como ficava à noite, no nascimento de Jesus.

    Os presentes de Natal

    A troca de presentes no Natal vem da tradição dos Três Reis Magos. Conta a tradição que, na noite do nascimento de Jesus, três sábios, conhecidos como Reis Magos, seguiram a estrela de Belém até o local onde Jesus estava.

    Cada um dos Reis Magos (Gaspar, Baltar e Belquior) levava um presente diferente.

    Os Reis Magos representam nossos mentores espirituais, anjos de guarda ou santos de devoção.

    Cada presente tem sua própria simbologia:

  • Ouro: sabedoria, conhecimento e crescimento pessoal por meio da sabedoria. Pode também simbolizar espiritulidade;
  • Mirra: é uma planta aromática, raríssima, encontrada na Arábia. Quando o homem limpar todo o coração e o corpo das paixões ele fará uma analogia a "mirra", tornado-se casto e puro. O corpo torna-se uma essência aromática e a alma humana fica mais limpa;
  • Incenso: purifica o corpo, a alma e a mente.

    Leia coluna sobre o Réveillon

    Leia mais sobre Feng Shui em Equilíbrio Online


  • Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
    em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.