BRASIL : MUNDO : DINHEIRO : COTIDIANO : ESPORTE : INFORMÁTICA : ILUSTRADA : EM CIMA DA HORA : GALERIA DE IMAGENS
  Folha Online > Turismo > Réveillon
BUSCA
RELIGIÃO
Saiba como cada religão
comemora o Réveillon



Como cada religião comemora o Réveillon

da Folha Online

Budismo
Os budistas não comemoram o Ano Novo. Há apenas práticas especiais para pedir um novo ano melhor, mas não um ritual. As pessoas que seguem a religião podem até se confraternizar, mas não há nenhum ritual ensinado na doutrina de Buda.

Candomblé
As celebrações de Ano Novo dependem muito das especificidades de cada terreiros. Os mais próximos do catolicismo, são sincréticos e por isso têm maior quantidade de rituais. Os tradicionais, ligados às culturas africanas, não comemoram o Ano Novo.

Nos terreiros sincréticos, os praticantes fazem oferendas aos orixás e homenageiam Iemanjá para garantir prosperidade. As roupas são, preferencialmente, brancas, assim como em todos os outros rituais.

Catolicismo
Do dia 31 para o dia 1º do outro ano, a Igreja Católica promove a solenidade da Santa Mãe de Deus. Nesta ocasião, os católicos vestem, preferencialmente, roupas brancas, que representam festividade e paz.

Em geral, há o costume de reunir as famílias para festejar a passagem do ano com um “olhar de esperança” e desejo de que o Ano Novo seja de abundância, graça e benção.

Islamismo
Os seguidores do islamismo não comemoram o Réveillon. Nesta religião há apenas duas festas -o Ramadan e o Hajj. Além disso, como seguem o calendário lunar e não o gregoriano, os muçulmanos vão comemorar o ano novo apenas no dia 14 de março 2002, quando entrarão no ano 1423.

Judaísmo
A virada do ano não é uma data que faz parte do calendário judaico, mas os judeus que moram em países que usam calendário gregoriano seguem as tradições do lugar onde vivem.

No Rosh Hashana -o ano novo dos judeus- há apenas uma reflexão e meditação sobre os fatos passados. Os judeus, que contam o ano a partir da criação do mundo, estão em 5.762. Neste ano, o ano novo judaico foi comemorado em setembro.

Protestantismo
Os protestantes, em geral, não têm celebração específica para a passagem de ano. O Réveillon é considerado uma festa civil, não um feriado religioso pelos protestantes.


Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.