Turismo

Mendoza - Passeios na cidade

Marcelo Bartolomei/Folha Imagem
O calçadão do centro de Mendoza, onde há muitas árvores e praças

MARCELO BARTOLOMEI
Editor de Entretenimento da Folha Online

O que mais chama a atenção do visitante em Mendoza é a quantidade de árvores e de praças espalhadas pela cidade.

Com cerca de 1 milhão de habitantes, a Grande Mendoza recebe uma média de 800 mil turistas por ano e planeja aumentar este número para 2 milhões até 2006. A cidade tem 17 mil leitos.

Mendoza foi planejada para que a população possa enfrentar um terremoto -a região é sujeita a abalos sísmicos, apesar de eles não ocorrerem desde 1985. Por isso, temcinco praças principais: Independência, Espanha, Itália, Chile e San Martín em 52 quilômetros quadrados de construções, o equivalente a 40 quadras.

No total, são 52 praças e três parques. Os espaços abertos servem para que a população não seja atingida por destroços de concreto dos prédios caso ocorra um terremoto e para amenizar a poluição. Há 1 milhão de árvores na Grande Mendoza para 900 mil habitantes.

Num rápido “city-tour” pela cidade, descobre-se também o quanto ela pode oferecer em diversão. Depois de reformado, abre para o público um teatro histórico, bem no centro da cidade, para comportar apresentações de orquestras e apresentações. Há também cinemas, áreas abertas e espaços para exposições.

Mendoza tem três cassinos, que têm de roletas e carteado a caça-níqueis de todos os valores. Dois ficam na cidade e um em San Raphael, já que a atividade é permitida no país.

Aprecia-se também sua arquitetura neoclássica, influência francesa, italiana e espanhola. No chamado “bairro cívico” ficam os prédios governamentais. O Palácio do Governo foi construído em 1965 e o Palácio da Justiça (que seria o Fórum), em 1967.

O prédio do Banco Hipotecário Nacional, cuja influência é do barroco espanhol, atualmente abriga uma casa de cultura. Fica próximo à praça San Martín, que tem no meio um monumento em homenagem ao grande herói mendocino.

Na avenida San Martín, que também dá nome a um enorme parque que corta a cidade, se concentra o comércio. Já na avenida Las Heras, encontram-se os produtos regionais.

O jornalista viajou a Mendoza a convite do Ministério do Turismo, Cultura e Esporte da Argentina e da Varig

FAÇA UM TOUR VIRTUAL POR MENDOZA

FAÇA UM TOUR VIRTUAL PELA CORDILHEIRA DOS ANDES

FAÇA UM TOUR VIRTUAL PELO CAMINHO DO VINHO

Consulte também:
  • Ecoturismo
  • Gastronomia
  • Dicas de viagem
  • Mendoza
  • Vinhos
  • Andes argentinos
  • História
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca