Turismo

Barretos - Atrações turísticas

da Folha Online

Calçadão
Espaço no centro da cidade reservado para circulação de pedestres, com planejamento paisagístico, infra-estrutura de bancos, telefones públicos, bancas de revistas e quiosques. Fica no centro da cidade.

Catedral do Divino Espírito Santo
Construção do início do século, a catedral leva o nome do padroeiro da cidade e tem obras de arte pintadas em suas paredes e vitrais. Fica na praça Francisco Barreto.

Cidade de Maria
Inaugurado em 1981, o local é de propriedade da Igreja Católica e reúne cinco congregações religiosas, um seminário e uma casa para hospedar 100 pessoas. Fica na rodovia Nadir Kenan, Km 11.

Marco Histórico
Mural com 7 m de altura, com obras artísticas em relevo no cimento, ilustra a história de Barretos, neste ponto que é considerado seu marco inicial. Fica na rua 8, esquina com a avenida 13.

Museu Municipal
O prédio, construído em 1907, foi recentemente restaurado e guarda o arquivo de peças históricas, folclóricas e artísticas que contam a vida da cidade. Também é palco de exposições de artes. Fica na praça Francisco Barreto.

Praça da Primavera
Com um bonito projeto paisagístico, é considerada a mais bela praça da cidade por exibir um clima de tranquilidade. Tem coreto, passagem de córrego com pontes e fonte luminosa. Fica na rua 18 com as avenidas 33 e 35.

Região dos Lagos
Conjunto de três lagoas ornamentais, com anfiteatro ao ar livre com capacidade para 500 pessoas, esplanada para shows e ciclovia.

Shopping Center Barretos
Um shopping com conceito de “open mall” e estilo country. Tem praça de eventos, lojas com diversidade de produtos e estacionamento para 400 veículos. Fica na via Conselheiro Antonio Prado, nº. 1.400.

Atrações Turísticas do Parque do Peão

Memorial do Peão
Espaços planejado para abrigar eventos relacionados à cultura sertaneja, utilizado para festas country durante o ano todo e principalmente no mês de agosto. Um documentário sobre as últimas Festas de Peão é projetado durante a visita.

Fazendinha
Recanto do Parque do Peão que reproduz com autenticidade as características de uma fazenda da região, com traços da cultura mineira como um curral para ordenha manual e engenho movido a tração animal produzindo o caldo de cana. Oportunidade para degustação e compra de produtos regionais, como pão de queijo, broa de fubá, rapadura, biscoito de polvilho de farinhas de mandioca e caju.

Sociedade Hípica "Os Independentes"
Área reservada à prática de provas funcionais, como team roping, laço de bezerro, três tambores e bulldog. As baias, o quarto de ração, o quarto de selas podem ser visitados. Oferece serviço de estada e adestramento de cavalos o ano todo.

Estádio de Rodeio
Símbolo do Parque do Peão, foi projetado por Oscar Niemeyer. Acomoda 35 mil pessoas sentadas. É o palco de realização dos circuitos de rodeios e do Barretos International Rodeo, além de abrigar os shows realizados durante a Festa do Peão.

Ranchos Festivos
Propriedades particulares instaladas dentro do Parque do Peão, apresentam projetos arquitetônicos originais e que reproduzem características de construções da região barretense. São utilizados durante o ano todo para vários tipos de eventos.

Ponto de Pouso das Comitivas
Reproduz com exatidão o ambiente usando pelos peões para o descanso e pernoite, possuindo construções rústicas que recriam o clima sertanejo e marcam os melhores momentos das longas viagens feitas pelas comitivas.

No Ponto de Pouso da comitivas é servido almoço, tendo como cardápio a Queima do Alho, um prato típico boiadeiro constituído de feijão, arroz carreteiro, farofa de pilão, verdura refogada, pimenta e outras guarnições.

FAÇA UM TOUR VIRTUAL PELA FESTA DO PEÃO DE BARRETOS (SP)

Consulte também:

  • Barretos
  • Onde comer
  • Onde ficar

    Leia mais notícias sobre a festa do peão
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca