Turismo

Brasília - Culinária

Este é um ponto no qual Brasília evoluiu mais que qualquer outra cidade brasileira. Ainda não é uma meca gastronômica. Mas alguns pontos merecem destaque. Em Brasília funciona uma das maiores adegas do mundo. Francisco Ansilliero, do Francisco Restaurante, na ASBAC e na Academia de Tênis, oferece mais de 750 rótulos diferentes e vinhos das mais diversas procedências. Confesso que vinho é um dos meus hobbys e nunca encontrei uma adega que pudesse oferecer tantas opções, nem em Chicago, Tóquio, Nova York e, muito menos, na Europa, onde a oferta se circunscreve a região.

O Francisco também é um dos melhores restaurantes da cidade. Sua especialidade são os grelhados. Ele oferece um bacalhau maturado, desalinizado em água corrente fria, grelhado no ponto ideal. Vale a pena. Além disso, cortes europeus de carne, do tipo herefort ou shetland, e, às vezes, até carne da Nova Zelândia.

Outro luxo gastronômico de Brasília é o restaurante La Torreta, uma curiosa mistura de cozinha andaluz com sefaradi. O chef Isaac Corcias, um judeu marroquino capaz de mesclar sabores com filosofia, oferece as tradicionais tapas espanholas e trabalha muito bem com cordeiro e frutos do mar. Seu arroz de polvo é fantástico. Não deve nada para os restaurantes mediterrâneos em todo o mundo.

Para refeições rápidas, muito badalado é o bar El Coyote, de inspiração mexicana. Oferece tortillas, nachos, tacos e toda a consagrada cozinha mexicana.

Na mesma linha, mas com inspiração americana, o Universal Dinner e o Enjoy são bares-restaurantes temáticos.

Para quem gosta de japoneses _embora haja uma profusão na cidade_ o melhor mesmo é o Sushi Brazil. O chef Gil faz um mix interessante com a cozinha japonesa, que aportou na Califórnia. C.M

Consulte também
  • Brasília
  • Como se locomover
  • O melhor e o pior da cidade
  • Curiosidades
  • Compras
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca