Turismo

Brasília

Juca Varella/Folha Imagem   Yugi Makiuchi/Folha Imagem
 
Estátua da Justiça, em frente ao S.T.F, na Praça dos Três Poderes   Vista do lago Paranoá

CARLUCHO MACIEL*
da Agência Folha

Brasília é uma cidade que apresenta passeios insólitos. Há os chamados monumentos cívicos de gosto bastante duvidoso: o Congresso Nacional, a praça dos Três Poderes, o Itamaraty. Nada disso tem qualquer tipo de estrutura para o turismo. Não há informações disponíveis no local, nem estrutura. A Catedral é uma visita importante, mas ela também carece de informações sobre a sua construção.

Local obrigatório é o Catetinho, onde foi instalado o comando que construiu a cidade. Reproduz a área interna do Palácio do Catete, no Rio, todo construído em madeira, foi recuperado e apresenta boas informações, inclusive com fotos.

A Ermida de D.Bosco também é um local interessante. Lá foi construída uma pequena capela. Fica no Lago Sul e celebra a visão de São João Bosco. Junto há um seminário e um mosteiro, ambos bastante interessantes.

Há ainda a torre da cidade _uma torre de televisão, na base da qual existe uma feira de artesanato bastante concorrida. Há ainda a Feira do Paraguai, uma das maiores atrações turísticas _se não for a maior_ da cidade. Trata-se de um local determinado onde o comércio de produtos contrabandeados do Paraguai é livre. É bastante divertido.

* Colaborou: Nunzio Briguglio, editor do Jornal da Comunidade, de Brasília

Consulte também
  • Culinária
  • Como se locomover
  • O melhor e o pior da cidade
  • Curiosidades
  • Compras



  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca