Turismo

Brejo da Madre de Deus - A história

da Folha Online

A realização do espetáculo partiu da iniciativa do morador Epaminondas Mendonça. Depois de ter lido em uma revista como os alemães da cidade de Oberammergau encenavam a Paixão de Cristo, Mendonça teve a idéia de fazer um evento semelhante durante a Semana Santa, com a intenção de atrair turistas e movimentar o comércio local.

A primeira apresentação aconteceu em 1951 nas ruas de Fazenda Nova com a participação de familiares e amigos.

O espetáculo cresceu e com isso o gaúcho Plínio Pacheco, casado com a filha de Mendonça, teve a idéia de construir uma réplica da cidade de Jerusalém. Mas o plano só se concretizou em 1968, quando foi realizado o primeiro espetáculo. Desde então, foram 33 anos de apresentações ininterruptas no que hoje é considerado o maior teatro ao ar livre do mundo.

Atualmente o evento é organizado e produzido pela Sociedade Teatral Nova Jerusalém, que também é responsável pela manutenção do teatro.

Inicialmente encenado apenas por atores locais, em 1997 passou a contar com a presença de artistas famosos no elenco. “Estávamos observando uma redução do número de espectadores e isso foi uma forma que encontramos para atrair a atenção do público”, diz Iran Pedro, assessor de planejamento da entidade.

FAÇA UM TOUR VIRTUAL POR BREJO DA MADRE DE DEUS (PE)

Consulte também:

  • História do espetáculo
  • Curiosidades
  • Atrações
  • Informações
  • Telefones úteis

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca