Turismo

Chapada dos Veadeiros - Alto Paraíso de Goiás

Fernanda Iema Pinto/Folha Imagem
Chuveirinho do Cerrado, típica do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

FERNANDA IEMA PINTO
da Folha Online

Alto Paraíso de Goiás, a cidade construída sobre minas de cristais, é o principal centro de turismo da Chapada dos Veadeiros. A 230 km de Brasília, o município abriga parte de um dos maiores tesouros do cerrado: o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

A ocupação do território -que teve início entre 1750 e 1800, às margens do Rio São Bartolomeu, um dos principais da região- começou por causa do garimpo de cristal e de ouro e da caça de veados (o couro era exportado para Minas Gerais e para o Porto de Belém), o que deu origem ao nome da chapada.

Na década de 70, Alto Paraíso passou a receber esotéricos de todos os cantos do país, atraídos pelo clima místico gerado pela energia das pedras e do paralelo 14, que corta a cidade. Muitas dessas pessoas se estabeleceram no local, criaram núcleos de cultura e de terapias alternativas -mantidos até hoje. O centro de terapias Renascer da Luz é um deles. O lugar oferece uma massagem, denominada integrativa, que mistura diversas técnicas e óleos relaxantes que ajudam no funcionamento do sistema respiratório de digestivo.

Um dos pontos mais bonitos da cidade é o aeroporto de Alto Paraíso. Uma pista gigantesca no meio do cerrado, que foi construída pelo governo estadual para atender a um projeto de produção de frutas e de trigo que não deu certo, hoje serve de mirante para o pôr-do-sol. A impressão é de que o céu está mais próximo do chão e de que as estrelas são maiores do que o comum. Os mais crédulos visitam o aeroporto esperando receber ali algum contato com discos voadores e extraterrestres. Outros apenas aproveitam a paz e a beleza da vista para meditar e entrar em sintonia com a natureza.

A simpatia dos habitantes de Alto Paraíso também cativa os viajantes que passam pela região. Muito hospitaleiros, são capazes de perder horas contanto os diversos "causos" de mistério e de fenômenos sobrenaturais que rondam a Chapada.

Seu Dimas de Almeida Sobrinho é uma dessas pessoas. Proprietário de uma das maiores fazendas da região, a Veredas, e neto dos fundadores da cidade, ele conta que, de tempos em tempos, em uma das montanhas de sua fazenda, surge uma luz muito forte, "como se fosse um sol saindo do morro". "Eu vi umas cinco vezes. Já pedi para os geólogos que visitam a fazenda darem uma olhadinha, mas eles não encontram nada ali", diz seu Dimas.

Para o ecoturismo o lugar é perfeito. Dentre as muitas cachoeiras, canyons, mirantes e campos de flores, estão o Rio Cristal, Cachoeira da Água Fria, Cataratas dos Couros, Fazenda Lua, Poção Almécegas, Jardim Zen, Mirante do Pouso Alto, Cachoeiras do Macacão, Cachoeira de São Bento (Portal da Chapada), Jardim de Maytréia, Vale da Lua, Mirante do Areião, Raizama, Morada do Sol, Pedra Escrita, Águas Quentes, Cachoeiras dos Anjos e dos Arcanjos, Cachoeiras da Fazenda Veredas

Alto Paraíso, incluindo o distrito de São Jorge, conta hoje com uma população de cerca de 8.000 habitantes. O município, que recebe turistas de todo o Brasil, oferece uma grande variedade de pousadas, restaurantes e atividades voltadas para a cura.

FAÇA UM TOUR VIRTUAL PELA CHAPADA DOS VEADEIROS (GO)

Conheça o hotel sobre rodas:
  • Exploranter

    Consulte também:
  • Chapada dos Veadeiros
  • Outras cidades
  • Calungas
  • Aventura
  • Culinária
  • Onde comer
  • Onde ficar
  • Dicas

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca