Turismo

Chapada dos Veadeiros - São Jorge e Cavalcante

Fotos Fernanda Iema Pinto/Folha Imagem
O artista plástico Moisés, em São Jorge, e Cavalcante

FERNANDA IEMA PINTO
da Folha Online

Vila de São Jorge
O distrito de São Jorge, a 35 km de Alto Paraíso, é a porta de entrada para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Povoado por causa das antigas minas de cristal, atualmente o vilarejo sobrevive de turismo e da venda de pedras preciosas.

A vila atraiu dezenas de moradores vindos de diversas partes do Brasil que hoje são os responsáveis por toda a movimentação econômica. Um exemplo é Valtinho das Pedra, um cearense que resolveu deixar sua terra natal há 20 anos para vender cristais e artesanatos típicos da Chapada. “O que eu ganho é só pra me sustentar, mas a vida aqui é muito melhor”, explica o vendedor.

Uma outra curiosidade de São Jorge é o artista plástico Moisés. Sem nunca ter tido contato com nenhuma manifestação artística, ele produz a chamada arte bruta.

De poucas palavras, Moisés acredita que alguns espíritos são os responsáveis por toda a sua inspiração. No entanto, ele se recusa a dizer quem são esses seres, pois tem medo de que eles parem de ajudá-lo.

Segundo o artista, seus quadros, a maioria pintados com lápis de cor, retratam os fofoqueiros da vila. Geralmente com traços bem fortes, as pessoas na obra de Moisés estão sempre acompanhadas de uma faca, independentemente do contexto.

A vila de São Jorge, com quase 500 habitantes, hoje é um dos ponto de ecoturismo mais movimentados da Chapada. Oferece serviços de pousadas, campings e restaurantes.

Cavalcante
Fundada em 1740 com o descobrimento de ouro, Cavalcante, a 330 km de Brasília, também esconde em sua volta, além de cachoeiras, riachos e trilhas, uma comunidade remanescente de um dos maiores quilombos do Brasil: o Calunga.

Embora o fluxo de turismo ecológico cresça lentamente, o município abriga 60% do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Uma das atrações é o Encontro Anual dos Povos da Chapada dos Veadeiros, que acontece no primeiro final de semana de todo o mês de maio, onde é realizado o festival gastronômico, com diversos pratos típicos, a venda de artesanatos produzidos pelos habitantes e encenações de fatos folclóricos da região.

FAÇA UM TOUR VIRTUAL PELA CHAPADA DOS VEADEIROS (GO)

Conheça o hotel sobre rodas:
  • Exploranter

    Consulte também:
  • Chapada dos Veadeiros
  • Alto Paraíso
  • Calungas
  • Aventura
  • Culinária
  • Onde comer
  • Onde ficar
  • Dicas

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca