Turismo

Chapada dos Veadeiros

Fotos Fernanda Iema Pinto/Folha Imagem
Chapada dos Veadeiros reúne cachoeiras, canyons, arte e festas folclóricas

FERNANDA IEMA PINTO*
da Folha Online

A Chapada dos Veadeiros, o mais antigo patrimônio geológico da América do Sul, formada há 1,8 bilhão de anos, é considerada um dos maiores paraísos ecológicos do país. Situada no norte do cerrado goiano, a cerca de 230 km de Brasília, a região foi descoberta pela riqueza mineral que ainda esconde em suas terras.

A área é fonte de uma natureza incrível. Não faltam atrativos para os viajantes. Grandes montanhas, canyons, minas de cristal, rios, córregos, piscinas naturais, corredeiras e cachoeiras compõem o cenário da Chapada.

O local também é vitrine de milhares de espécies da fauna e da flora brasileira. Alguns animais em extinção, como o veado-campeiro, o lobo-guará, a capivara, a ema e o tucano de bico-amarelo, ainda habitam a região. Não é nada incomum encontrar araras passeando nos centros da cidadezinhas a procura de uma câmara fotográfica para registrar seus vôos rasantes.

Um dos pontos de passagem obrigatória é o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, que fica nas cidades de Alto Paraíso de Goiás e Cavalcante. Criado em 1961 pelo então presidente Juscelino Kubitschek, o parque começou a atrair turistas somente na década de 80. Mas foi nos anos 90 que o local passou a ser um dos mais visitados do cerrado brasileiro.

No entanto, a Chapada dos Veadeiros não se restringe apenas aos municípios que abrigam o Parque Nacional. Teresina de Goiás, Colinas do Sul, Nova Roma, São Gabriel e São João da Aliança são outras cidades que dão charme à região.

Além disso, a área mais alta do Planalto Central, a mais de 1.600 metros acima do nível do mar -banhada pelos rios Preto e São Bartolomeu, que originam toda a variedade de cachoeiras e corredeiras- alimenta as três maiores bacias hidrográficas do Brasil: a da Amazônia, a do Paraná e a do São Francisco.

Outro ponto de destaque é o fato de a Chapada também ser conhecida como o centro do misticismo. Atravessada pelo Paralelo 14, o mesmo que corta Machu Pichu, no Peru, a região é alvo de fantásticas histórias de mistério e o lugar perfeito para os que gostam de meditar.

Não existe época do ano para conhecer a Chapada dos Veadeiros. O clima, classificado como tropical de altitude, tanto no período de seca, como no de chuva, oferece peculiaridades de beleza e de aconchego não encontradas em qualquer lugar.

*A repórter Fernanda Iema Pinto viajou a convite da agência Mundus Travel e do Exploranter.

FAÇA UM TOUR VIRTUAL PELA CHAPADA DOS VEADEIROS (GO)

Conheça o hotel sobre rodas:
  • Exploranter

    Consulte também:
  • Alto Paraíso
  • Outras cidades
  • Calungas
  • Aventura
  • Culinária
  • Onde comer
  • Onde ficar
  • Dicas

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca