Turismo

Fernando de Noronha - Do Atalaia ao Santo Antonio

da Folha de S. Paulo

A terceira caminhada é a mais puxada, pois o caminho é feito na maior parte do tempo sobre pedras. A trilha sai da praia do Atalaia e vai até o porto da baía de Santo Antônio.

Para essa caminhada é necessário bom preparo físico e o acompanhamento de guias locais. A praia do Atalaia tem a maior piscina natural da ilha, portanto leve seu equipamento de mergulho. O Ibama controla a entrada de pessoas nessa praia, a fim de preservar o "aquário natural". Só é permitida a entrada de turistas acompanhados por guias. Filtro solar e bronzeador são vetados.

Seguindo a caminhada pelo alto das falésias do Mar de Fora, a próxima parada antes de descer os rochedos é no mirante da Pedra Alta, um ótimo lugar para se ver a praia do Atalaia e a ilha do Frade.

A praia da Caieira, que é forrada de pedras, é a última etapa da caminhada, que termina no porto de Santo Antônio. Ali, do alto de um morro, onde há a capela de São Pedro dos Pescadores, avista-se o encontro do Mar de Dentro com o Mar de Fora.

Depois de todas as caminhadas, mergulhos e ondas, o programa noturno é sempre o mesmo: após o jantar em algum dos restaurantes da ilha (refeições entre R$ 7 e R$ 30), todos se reúnem, por volta das 21h, no Projeto Tamar para acompanhar as palestras sobre temas ecológicos. Além dos debates, o local é o melhor "point" para se conhecer gente e, eventualmente, engatar uma paquera. Na sequência, o destino é o bar do Cachorro, onde todos dançam forró madrugada adentro.


FAÇA UM TOUR VIRTUAL POR FERNANDO DE NORONHA

Consulte também
  • Fernando de Noronha
  • Trilhas
  • Caminho das Tartarugas
  • Do Sancho ao Cachorro
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca