Turismo

Fortaleza

Fotomontagem/Folha Imagem
Chapada reúne grutas, cavernas e o casario colonial das pequenas cidades


da Folha Online

Fortaleza tem uma grande fraqueza, uma fraqueza que a fortifica ainda mais: adora receber visitas. E é do tipo que vai logo mostrando a sala, a cozinha, o quintal. Manda sentar, tirar os sapatos, ficar à vontade, que ela já vem lhe servir um suco de graviola, uma cachaça com caju, uma lagosta fresquinha, trazida do mar pelos jangadeiros.

A algazarra fica por conta de seus filhos encenando o Bumba-Meu-Boi, dançando a Caninha Verde, curtindo um forró. As pessoas desfilam felizes nas passarelas arenosas do Meirelles, do Futuro e do Mucuripe.

E a herança de Iracema, a virgem dos lábios de mel, ilustre personagem da terra criada pelo escritor conterrâneo José de Alencar, é perpetuada como estátua no cais do porto.

Culinária

A lagosta cearense frequenta as mesas de requintados e caríssimos restaurantes de Paris e Nova York. Como maior exportador brasileiro do produto, o Ceará se orgulha de também oferecê-lo aos visitantes, sempre em porções generosas e a preços camaradas.

Há várias maneiras de degustá-la: com o creme de coco, na carcaça ao forno, à termidor, natural -cozida e temperada só com sal. Tanto faz. Lagosta, em Fortaleza, não tem erro, juram os melhores "gourmet".

Do que vem do mar, garimpado pelas jangadas, restam outras saborosas atrações gastronômicas, servidas quase sempre com legumes e pirão de farinha, como a pescada cearense, a cavala, o peixe-serra, o camurupim, o pargo, o biquara, o ariacó ou as agulhas fritas. Não despreze, todavia, os mariscos, as ostras e os caranguejos.

O Ceará disputa com o Rio Grande do Norte quem faz o melhor jabá do Nordeste. Escolha entre a topada, um gostoso picadinho de carne-seca com arroz-da-terra ou um baião-de-dois -carne-seca com arroz, feijão de corda e queijo de coalho, acompanhado de rapadura, banana e paçoca.

O jerimum, como a abóbora é conhecida por aqui, também faz parte do dia-a-dia. Com sal vira quibebe, mas é muito apetitosa quando recheada de camarões. Com açúcar e coco ralado vira doce. Lagosta, jabá, jerimum.

Serviço
Como chegar - BRs-116, 222, 020 e 304 integram a cidade à malha rodoviária do país
Atrações - praias, jangadas, festas e rendas

FAÇA UM TOUR VIRTUAL PELA PRAIA DO CUMBUCO, EM FORTALEZA (CE)
FAÇA UM TOUR VIRTUAL PELA PRAIA DAS FONTES, EM FORTALEZA (CE)

Consulte também:
  • Atrações


  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca