Turismo

Gramado - Turismo ecológico

da Folha Online

Passear no campo ou fazer rafting em Gramado é obrigatório para os turistas que gostam de “apimentar” com um pouco de aventura seus passeios.

No “Vale do Quilombo”, por exemplo, há dois passeios que oferecem contato com a natureza, o do Sítio da Família Sperry e o da Quinta do Conde.

No sítio Sperry, é possível caminhar por pomares, conhecer o cultivo orgânico, o uso de ervas medicinais e passar na floresta nativa, às margens do rio Arroio do Quilombo. O sítio é sede também da cachoeira da Usina, que fornece energia elétrica para a propriedade, e tem animais nativos como esquilos que passeiam pela mata.

Já na “Quinta do Conde”, é possível conhecer a primeira casa em estilo enxaimel de Gramado, construída no final do século passado com barro, tijolo e madeira. Lá, são criadas ovelhas e é produzido o “Grape Brandy”, um vinho feito na cantina da família.

O rafting ou os passeios com botes infláveis em rio podem ser aproveitados por quem entende e por quem nada entende do assunto. Há passeios mais técnicos, que exigem melhor preparo físico, e outros que podem ser feitos por pessoas menos atléticas.

Em um dos passeios mais difíceis, o passeio começa no leito de pedra da margem do rio Caí, onde se passa por uma queda d’água de 5 metros de altura.

O rio Paranhana também oferece divertimento aos turistas. A descida é orientada por instrutores, já que são três quilômetros de corredeira a serem enfrentados.

Os passeios podem durar 3 horas ou 4 horas ou até um dia.

FAÇA UM TOUR VIRTUAL POR GRAMADO

VEJA IMAGENS DO "NATAL LUZ" DE GRAMADO

Consulte também:
  • Gramado
  • Atrações
  • Turismo ecológico
  • Dicas
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca