Turismo

Holambra

Fotomontagem/Folha Imagem
Flores produzidas em Holambra e vendidas na Expoflora

JANAINA FIDALGO
da Folha Online

É em setembro que Holambra (125 km de São Paulo) fica repleta de turistas, que com a aproximação da primavera se dirigem à cidade para visitar a Expoflora -maior festa de flores e plantas da América Latina.

Emancipada há 10 anos, Holambra surgiu de uma cooperativa fundada por volta de 1949 por imigrantes holandeses na fazenda Ribeirão. A área da fazenda ficava dentro de quatro municípios -Santo Antônio de Posse, Jaguariúna, Cosmópolis e Arthur Nogueira.

A pequena cidade, que hoje tem 10 mil habitantes, herdou a tradição da agricultura, já que as espécies de gado trazidas da Holanda morreram de febre aftosa.

Atualmente, a principal fonte de renda de Holambra provém da plantação de flores. Toda produção da cidade, responsável por cerca de 30% das flores colhidas no Brasil, é vendida no Veiling, centro de comercialização de plantas ornamentais e flores por meio de um leilão eletrônico diário.

Mas mesmo em outras épocas do ano, Holambra é uma boa opção de lazer aos finais de semana. Não é à toa que em 1997 a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) concedeu à cidade o título de estância turística.

Apreciar a arquitetura das construções de Holambra, com suas casas feitas em tijolo à vista e cortinas que cobrem apenas metade das janelas, visitar as fazendas que produzem flores, degustar pratos típicos e se deliciar com os doces holandeses são "tarefas" obrigatórias durante o passeio.

FAÇA UM TOUR VIRTUAL PELAS FLORES DE HOLAMBRA (SP)
FAÇA UM TOUR VIRTUAL PELA EXPOFLORA
FAÇA UM TOUR VIRTUAL PELO PARQUE LINDENHOF

Consulte também:

  • Parque Lindenhof
  • Como chegar

    Leia mais:
  • Saiba informações sobre Expoflora de 2002


  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca