Turismo

Jalapão - Rio Novo e cachoeira

Janaina Fidalgo/Folha Imagem
Vista da cachoeira da Velha, em formato de ferradura

JANAINA FIDALGO
da Folha Online

Os trechos de corredeira e as pedras do rio Novo -afluente do Tocantins- são ideais para a prática de rafting e bóiacross. Em junho e julho é possível fazer rafting (descida de corredeiras em botes infláveis com remos) de 7 dias -começa na altura da ponte do rio Novo e termina perto da cachoeira da Velha.

Se a disposição não for suficiente para a prática do rafting, uma boa opção é o bóiacross, que começa depois da cachoeira da Velha. Para chegar ao ponto de "embarque", é preciso percorrer uma trilha que mistura um trecho de pedras e outro de mata. A caminhada leva cerca de uma hora, mas em grupos pode demorar mais.

Bem mais fácil e rápido, o único -e provável- risco do bóiacross é de a bóia virar. Mesmo que isso aconteça, o esporte não oferece perigo porque são usados equipamentos como colete salva-vidas e capacete. O trajeto acaba em uma prainha de areia branca e fofa banhada por águas calmas -um verdadeiro convite ao ócio.

Cachoeira da Velha

Em formado de ferradura e com cerca de 100 metros de largura, a cachoeira da Velha tem aproximadamente 25 metros de queda, que dão textura de espuma às águas do rio Novo.

O acesso mais fácil, permite uma visão limitada, de apenas um lado da cachoeira. O melhor é seguir por uma trilha curta, mas cheia de lama, o que não chega a ser um problema, já que a alguns metros é possível lavar-se numa das prainhas do rio Novo. A etapa seguinte é chegar à outra margem do rio para conseguir ver de frente a cachoeira da Velha. A travessia pode ser feita à nado ou num bote inflável.

Ao contrário do que se imagina, a correnteza do rio ajuda quem decide chegar à margem oposta nadando. Sem muito esforço, basta dar umas braçadas -em estilo cachorrinho- até alcançar uma corrente diagonal que se encarrega de levar o visitante à prainha do outro lado.

Nesta margem, e depois de descer alguns metros, pode-se ver de frente a cachoeira da Velha. Com alguma sorte é possível presenciar a revoada das andorinhas que, ao cair da tarde, atravessam a queda d’água para retornar ao ninhal. A formação de um arco-íris completa a bela cena.

Como em qualquer lugar onde há abundância de água e vegetação, há muitos pernilongos e mutucas. Mesmo aplicando repelente é impossível sair de lá sem ao menos uma picada.

FAÇA UM TOUR VIRTUAL PELA NATUREZA DO JALAPÃO (TO)
FAÇA UM TOUR VIRTUAL PELAS COMUNIDADES DO JALAPÃO (TO)
FAÇA UM TOUR VIRTUAL PELO ACAMPAMENTO KORUBO (TO)

Consulte também:

  • Jalapão
  • Mumbuca
  • Fervedouro
  • Cachoeira da Formiga
  • Outras Atrações
  • Korubo
  • Pousada
  • Dicas

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca