Turismo

Maceió - Atrações turísticas

da Folha Online

Catedral de Nossa Senhora dos Prazeres
Com planta do arquiteto francês Auguste Montigny (o mesmo que projetou a Candelária, no Rio de Janeiro), foi inaugurada em 1859 na presença de d. Pedro 2.º e sua esposa, Tereza Cristina. O altar-mor é de cedro. A capela do Santíssimo Sacramento tem feitio renascentista. A igreja virou catedral metropolitana em 1900 por decisão do papa Leão 13. Fica na praça Dom Pedro 2º.

Igreja Bom Jesus dos Martírios
É de 1881. Sua fachada é recoberta de azulejos portugueses com desenhos azuis. No interior, destaque para oito lustres de cristal que iluminam a igreja. Fica diante do palácio do governo. Fica na praça Floriano Peixoto, s/n.

Igreja Nossa Senhora do Livramento
Arquitetura neoclássica do início deste século. No teto da nave, uma grande pintura da Imaculada Conceição. Do lado de fora da igreja, avance nos tabuleiros das boleiras, que sempre estão com seus pés-de-moleque, broas de milho e bolos de macaxeira. Fica na rua Sen. Mendonça, s/n.

Museu de Arte Pierre Chalita
Acervo de imagens e quadros de arte sacra e profana dos séculos 17, 18, 19 e 20, de artistas brasileiros e internacionais, entre as quais o "Nascimento de Vênus", de Guido Reni , "Ressurreição de Cristo", de Rafael Sanzio, uma "Madonna" atribuída ao ateliê de Leonardo da Vinci, além de pinturas creditadas a Tiziano e Caravaggio. Fica na praça Marechal Floriano Peixoto, 44. Abre de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Museu Histórico e Geográfico
Inúmeras peças de arqueologia e de etnografia indígena amazônica do final do século 19, objetos de cultos afro-brasileiros dos antigos terreiros de Maceió -fetiches, instrumentos musicais e roupas e paramentos de cultos de diversos orixás - e uma estante com armas e objetos que pertenceram a Lampião e seus "cabras". Fica na rua João Pessoa, 382. Abre de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Mirante de São Gonçalo
Fica no bairro do Farol, na parte mais alta da cidade, e tem a vista mais bonita dos bairros, do porto e da praia de Sobral. Fica na praça Rosalvo Ribeiro, s/n.

Praia Pajuçara
A maior atração é o passeio de jangada até a piscina natural que se forma durante a maré baixa entre bancos de areia e arrecifes, a 2 km da costa. Mais de 200 jangadas se concentram diante do hotel Pajuçara Othon e levam os turistas até o local, que chega a medir 200 metros de comprimento e 25 metros de largura.

Nos fins-de-semana, Pajuçara ganha bares flutuantes nas jangadas que servem bebidas e tira-gosto. Na alta temporada, na piscina natural, há apresentações de banda de pífanos e de grupos de forró. Mas o mais engraçado é a telejanga, uma jangada amarela equipada com um orelhão com telefone celular à base de energia solar, que pode ser usado com cartão. Nos momentos de pico, forma-se uma fila de turistas com o mar pelo joelho, para contar à família a emoção do momento.

Outra coisa curiosa em Pajuçara: o quiosque Recanto Turístico, que fica em frente do ponto das jangadas, criou o chuveiro eletrônico - o banhista compra uma ficha e toma um minuto de boa ducha na calçada. Todos os dias, no calçadão, há feira com 200 barracas de palha, que vendem artesanato de renda, barro e couro. Nos domingos, a prefeitura fecha a avenida da praia só para os pedestres.

Praia Ponta Verde
A pista para ciclistas do calçadão acaba funcionando só como pista de "cooper" e caminhada. Praia de mar manso e cheia de coqueiros. Outrora existiu aqui o "Gogó da Ema", coqueiro que marcou época como símbolo turístico de Alagoas. Ponto de "teens".

Praia do Sobral
Começa no porto como praia da Avenida e tem uma faixa larga de areia branca. Não é indicada para banhos porque é poluída pelo rio Salgadinho, o único que deságua direto no mar. Os surfistas ignoram a poluição.

Praia Jatiúca
Mar sereno, ondas tranqüilas, belos coqueiros e muitas jangadas rústicas.

Praia Pratagi
Também é chamada de Mirante da Sereia porque tem uma estátua de sereia em suas areias. Coqueiros e piscinas naturais.

Pontal da Barra
No final da restinga de Maceió, no extremo sul da cidade, no encontro das águas da lagoa Mundaú e do Atlântico. Praia selvagem, mar forte, correntezas e belíssimo pôr-do-sol. Bons restaurantes.

Lagoa Mundaú
Vários saveiros fazem o passeio pela lagoa e navegam entre os canais formados por suas nove ilhas até a Barra Nova, onde a lagoa se encontra com o mar. Os pescadores podem ser vistos em canoas ou caminhando pelas áreas mais rasas à cata de crustáceos que vivem na lama do fundo da lagoa e são especialidades da culinária de Maceió - sururu, massunim, taioba e unha-de-velho.

FAÇA UM TOUR VIRTUAL POR MACEIÓ (AL)

Consulte também:
  • Maceió
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca