Turismo

Monte Verde - Atrações turísticas

da Folha Online

Além das trilhas, Monte Verde tem como atrações principais o comércio local e a gastronomia.

Gastronomia
Monte Verde tem cerca de 40 restaurantes, excetuando-se bares e botequins. O forte são os pratos típicos mineiros e a culinária européia, especialmente fondues, característicos de locais de clima temperado, e a cozinha alemã e a italiana. Não faltam também casas de chá, docerias e fábricas de chocolates. Durante o outono e o inverno, todos os anos a vila tem um Festival do Morango, na casa de chá Beija-Flor.

Artesanato
Nesse ramo estacam-se o tricô manual, jóias artesanais e sabonetes caseiros. Muitas lojas do centro da vila também revendem produtos artesanais de outras regiões do Estado e do interior de São Paulo.

Vôos panorâmicos
No mirante do aeroporto, são alugados aviões de pequeno porte para vôos dentro da cidade ou a distâncias um pouco maiores, como a ida até Joanópolis, onde fica a Cachoeira dos Pretos, ou a Campos do Jordão. Os passeios, de 15 a 55 minutos, custam ente R$ 50 e R$ 180. os vôos podem ser agendados diariamente, exceto às quartas-feiras.

Unger’s Pottery House Art Gallery
Monte Verde tem desde 1995 uma galleria de arte, situada na rua da Represa. A Unger’s promove desde então, no mês de julho, o festival “Arte Cerâmica e Outras Artes nos Jardins de Monte Verde”, conhecido como Festival de Inverno.

Nessa época, a galeria renova o acervo, que tem obras de cerca de cem artistas, locais, de outras regiões do Brasil e até internacionais. Cada artista leva pelo menos três obras, que ficam expostas até junho do ano seguinte e podem ser vendidas.

O festival ainda abriga, em julho, concertos, apresentações de músicos brasileiros e oficinas de arte, para adultos e crianças.

Parque Ecológico Chácara Adélia
O parque reúne uma área verde de mata araucária, fontes de água mineral e animais silvestres e ainda tem uma sede reservada para eventos culturais, congressos e espetáculos artísticos. O centro tem capacidade para 500 pessoas.

Criadouros
O clima frio favorece a criação de animais “exóticos”. Em Monte Verde encontram-se pesqueiros e sítios de criação de trutas, como o Paulo das Trutas (ou o Victoria (pousada, pesqueiro e restaurante) e até criação de javalis, como a da Fazenda Estância Monte Verde (Fazenda do Mathias), que tem uma manada de cem animais.

O dono da fazenda, o alemão Mathias Hamacher, chegou ao Brasil em 1952 e comprou suas terras em Monte Verde dez anos depois. Na fazenda, ele já plantou verduras, maçãs e foi o primeiro criador de trutas de Minas, por cerca de 20 anos. Há quatro anos, dedica-se á criação de javalis. O criadouro destina-se à venda, já que o proprietário é especialista em carnes de caça, mas também à visitação.

Hamacher aprendeu a caçar na Alemanha, onde se profissionalizou. No Brasil, ele importa os animais da Europa, mas mantém o criadouro em pastagens largas, como era costume em seu país.

Para o ano de 2003, a idéia é criar o Parque Ecológico dos Animais Silvestres. Hamacher já tem uma área de 25 mil m2 em sua fazenda, preparada para a criação de cervos, originados da Europa e da Ásia. A infra-estrutura do parque já está pronta, mas falta a aprovação do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).

FAÇA UM TOUR VIRTUAL POR MONTE VERDE (MG)

Consulte também:

  • Monte Verde
  • Trilhas
  • História
  • Onde comer
  • Onde ficar
  • Dicas
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca