Turismo

Parati - Parques, praias e ilhas

da Folha Online

Confira um mini-roteiro de parques, balneários, praias e ilhas indispensáveis na visita a Parati:

Parques
Parque Nacional da Serra da Bocaina
Com 30% do território em São Paulo e 70% no Rio, a serra da Bocaina tem no total uma área de 110 mil hectares de Mata Atlântica, que é cortada por inúmeras trilhas, e por onde passam cachoeiras e rios. A riqueza da Mata Atlântica fica evidente pela variedade de espécies vegetais encontradas, como as bromélias, palmitos, canela e embaúba. Entre os animais mais comuns estão macacos, veados e cotias. O parque foi criado por meio de um decreto de 1972.

Parque Estadual de Parati-Mirim
O parque de Parati-Mirim é entrecortado pelo litoral e tem reentranças naturais. Abriga uma série de ilhas e belas praias. É neste parque que se situa uma reserva indígena criada pela Funai para receber índios de várias tribos, entre elas uma do Paraná. O parque foi criado por um decreto de 1972.

Reserva Ecológica da Juatinga
Costões rochosos, manguezais, restingas, praias oceânicas e ilhas formam os 8 mil hectares da Reserva Ecológica da Juatinga, fundada pela lei estadual de 1992. É nessa reserva que estão as mais belas praias, como Sono, Antigos, Ponta Negra e Gaetas, entre outras.

Balneários

Trindade
Rústica e paradisíaca, as praias de Trindade estão localizadas 30 km antes do centro de Parati, para quem vai de São Paulo em direção ao Rio de Janeiro pela rodovia Rio-Santos (BR-101). A característica principal é a falta de infra-estrutura, e as praias da vila de Trindade têm poucas pousadas e restaurantes. As opções mais abundantes de hospedagem ficam por conta dos inúmeros campings. As praias mais bonitas são Cepilho, dos Ranchos, do Meio e do Cachadaço.

São Gonçalo
Quem sai do centro de Parati em direção ao Rio de Janeiro encontra após 30 km de trajeto pela Rio-Santos a praia de São Gonçalo. A entrada para a praia assusta um pouco pela desorganização do estacionamento, mas a paisagem recompensa. A travessia de um pequeno rio próximo à praia pode ser feita em canoas até a costa de areia. A ilha do Pelado, que fica em frente a São Gonçalo, é linda. Para chegar até ela é preciso seguir por barcos que pertencem às barracas montadas na ilha.

Parati-Mirim
Na baía de Parati-Mirim o mar e o rio (de mesmo nome) se aproximam e dão um toque todo especial ao local. Para chegar até as praias é preciso seguir por uma estrada de terra de 7 km, que sai da Rio-Santos. Parati-Mirim hospeda ainda a Capela Nossa Senhora Conceição, de 1686, que por suas características arquitetônicas deve ter sido fundada pelos Jesuítas.

Praias

Praia do Cachadaço
Quase na divisa com São Paulo, a praia do Cachadaço é uma das mais bonitas de Trindade. Sua maior atração é a piscina do Cachadaço, formada por dois grandes blocos de pedra. É um dos locais mais seguros para banho por ser raso e tranquilo.

Praia do Cepilho
Esta é a primeira praia de Trindade e a preferida pelos surfistas. As ondas nesta praia de tombo chegam a atingir quatro metros de altura em dias de mar revolto. Por isso, não é indicada para banhos.

Praia Brava
A entrada para a praia Brava fica no trevo de Trindade. Fica escondida dentro da enseada por rochas e cobertura vegetal. Não é aconselhada para banhos nem para prática de esportes, apesar de ser muito bonita.

Praia do Sono
Localizada dentro da Área de Preservação Ambiental do Cairuçú, a praia do Sono é forrada por uma camada de areia fina. É interligada por trilhas às praias dos Antigos e dos Antiguinhos. O acesso é feito pela vila Oratório, seguindo por uma trilha de duas horas ou por mar partindo de Parati ou Parati-Mirim.

Praia da Ponta Negra
Selvagem e primitiva a praia da Ponta Negra é cercada por vegetação de encosta. Está dentro da Área de Preservação Ambiental do Cairuçú. O acesso marítimo por ser feito por Parati ou Parati-Mirim.

Praia da Lula
Uma das mais procuradas pelos turistas que visitam Parati, a praia da Lula fica a uma hora do cais. Por seu mar tranquilo e limpo é indicada para banhos.

Ilhas

Ilha do Algodão
A 45 minutos do cais de Parati, a ilha do Algodão é a maior de Parati e fica entre as pontas do Arpoador e da Cajaíba. É ideal para mergulhos e rica pela diversidade de animais e vegetação.

Ilha da Bexiga
Situada entre as pontas da Tapera e do Bom, a ilha da Bexiga pertence a família do famoso navegador brasileiro Amyr Klink. É nela que se localizam as ruínas de um dos sete fortes que compunham a defesa da baía de Parati, o Forte da Bexiga.

Ilha Duas Irmãs
As duas formações rochosas, entre a ilha Rasa e a ilha da Bexiga, são cobertas por várias espécies de bromélias e estão a 10 minutos de distância do cais de Parati.

Ilha Sapeca
A 40 minutos do cais, a ilha Sapeca fica entre as ilhas Malvão e Comprida. Considerada um paraíso para mergulhadores iniciantes, por ser repleta de cardumes coloridos, é um dos lugares mais visitados pelos saveiros que levam os turistas para conhecer o mar de Parati.

Ilha do Breu
A 1.500 metros do cais de Parati, a ilha do Breu, que é particular, dispõe uma pousada com capacidade para 50 pessoas e heliporto. A ilha também serve como base de apoio para barcos de turismo ou lanchas de veraneio.

FAÇA UM TOUR VIRTUAL PELA ARQUITETURA DE PARATI (RJ)
FAÇA UM TOUR VIRTUAL PELAS PRAIAS DE PARATI (RJ)
FAÇA UM TOUR VIRTUAL POR OUTRAS ATRAÇÕES DE PARATI (RJ)

Consulte também:

  • Festas Populares
  • Caminho do Ouro
  • Teatro de bonecos
  • Onde comer
  • Onde ficar
  • Dicas

    Leia também:
  • Parati troca estrelas por peixes em hotéis e cria selo GLS
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca