Turismo

Parati - Teatro de bonecos

Janaina Fidalgo/Folha Imagem
Bonecos do "Em Concerto", peça do Grupo Contadores de Estórias, de Parati

JANAINA FIDALGO
da Folha Online

Nem só de história e belezas naturais vive Parati. A cidade exala cultura. Logo na entrada do centro histórico da cidade o turista se depara com a primeira e mais doce surpresa: o teatro de bonecos de Parati.

Quem passa pelo Teatro Espaço pode ter a impressão de que aquele é apenas mais um prédio em que há uma lojinha que vende livros, cartões e artesanato. Mas lá dentro, um pouco mais ao fundo, é que a magia do teatro de bonecos, do Grupo Contadores de Estórias, contamina o público, que de um pequeno palanque, assiste extasiado ao “Em Concerto”.

Em sete vinhetas -Partita III em Mi Maior, “...” (reticências), Índia, Valsa, Fogo, Primavera e Concepção- as artistas Rachel Ribas e Inez Petri dão vida aos pequenos bonecos. Sem que uma palavra seja pronunciada, o espetáculo, concebido por Marcos Caetano Ribas, é de uma expressividade imensurável.

A riqueza de detalhes e a sincronia entre Raquel e Inez dão a impressão de que os bonecos tomam vida e agem por conta própria, ignorando as mãos que os movimentam. “Você só passa para o boneco o que você tem”, diz Rachel.

Apresentado às quartas e sábados no Teatro Espaço, às 21h, o teatro de bonecos é uma das imperdíveis atrações de Parati.

“Descaminhos”

O Grupo Contadores de Estórias comemora 30 anos em junho, 20 deles em Parati. A celebração será marcada por um novo espetáculo: “Descaminhos”. As três histórias se passam no “Caminho do Ouro”, estrada que ligava Minas Gerais a Parati na época do império.

A primeira parte, que se passa no século 17, conta a história do namoro de um casal de índios adolescente, e o primeiro encontro de sua tribo com viajantes europeus. A segunda, já no século 18, mostra o desencontro amoroso de uma jovem mineira que conhece um rapaz português. Ela está indo em direção a Portugal e ele, vindo para o Brasil. No século 19, a terceira e última história mostra escravos negros a caminho das fazendas dos barões de café no vale do Paraíba, aonde nunca chegam.

Veja a programação dos 30 anos do Grupo Contadores de Estórias

22 de junho
17h - apresentação do grupo francês Coatimundi na praça da Matriz
21h - apresentação do espetáculo “Em Concerto” no Teatro Espaço
22h - abertura da exposição “30 Anos de Contadores de Estórias” no mezanino do Teatro Espaço

23 de junho
17h - apresentação do espetáculo “A Fabulosa Estória de Melão City” na praça da Matriz
21h - estréia do espetáculo “Descaminhos” no Espaço Novo
22h30 - exposição “A História do Caminho do Ouro” e noite de autógrafos do livro “Descaminhos”, de Marcos Caetano Ribas

24 de junho
10h às 16h - tour histórico ao “Caminho do Ouro” com almoço no Sítio Histórico Caminho do Ouro
18h - espetáculo circense na praça da Matriz

Teatro Espaço (r. Dona Geralda, 327, 0/xx/24/3371-1575). E-mail: ecparaty@zaz.com.br. Na internet: www.paraty.com.br/teatro.htm

FAÇA UM TOUR VIRTUAL PELA ARQUITETURA DE PARATI (RJ)
FAÇA UM TOUR VIRTUAL PELAS PRAIAS DE PARATI (RJ)
FAÇA UM TOUR VIRTUAL POR OUTRAS ATRAÇÕES DE PARATI (RJ)

Consulte também:

  • Parques, praias e ilhas
  • Festas Populares
  • Caminho do Ouro
  • Onde comer
  • Onde ficar
  • Dicas

    Leia também:
  • Parati troca estrelas por peixes em hotéis e cria selo GLS
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca