Turismo

Centro de São Paulo

Fotos Rogério Cassimiro/Folha Imagem
Imagens do Pateo do Collegio, São Bento e Centro Cultural Banco do Brasil

JANAINA FIDALGO
da Folha Online

Como definir o centro da cidade de São Paulo, local de onde boa parte dos paulistanos se afastou a partir da década de 60?

No passado, o barulho dos saltos altos sobre o calçadão, a tranquilidade dos passeios familiares e as moradias requintadas. Hoje, a gritaria dos vendedores ambulantes oferecendo seus produtos, um vaivém incessante e a realidade dos cortiços. Para os mais velhos, um lugar rico e cheio de boas memórias. Para os mais novos, um misterioso e desconhecido local.

Mais de 40 anos depois desse “divórcio”, o centro paulistano ainda guarda muitos encantos -a maioria deles prontos para serem desvendados.

Em meio às barracas dos ambulantes, belos prédios despontam. Imponentes, cada um tem uma característica arquitetônica e uma história, que está sendo recuperada e contada por guias especializados em um passeio a pé gratuito, organizado pela Secretaria Estadual do Esporte e Turismo.

De terça a domingo, às 10h e às 14h, paulistanos, visitantes de outros Estados e estrangeiros podem descobrir ou redescobrir essa região da cidade. O passeio, na verdade, é uma pequena amostra do que é e de o que tem a oferecer o centro de São Paulo, com sua história e suas atrações culturais.

Dependendo das intenções e da disposição do turista, o ideal é ficar atento aos detalhes, prestar atenção às indicações do guia, que são bilíngues, e selecionar alguns dos pontos para voltar em outro dia, com mais tempo.

É que o passeio não inclui visitas internas a todos os locais que constam do roteiro. São cerca de 3 quilômetros percorridos em apenas duas horas.

Instituído em outubro do ano passado, o programa de turismo histórico “Roteiro a Pé” tem duas linhas diferentes -a azul e a amarela. No entanto, apenas a azul está sendo percorrida por enquanto.

“A amarela passa por outros lugares do centro, mas como esses locais ainda estão deteriorados, como a rua Santa Efigênia, a avenida Ipiranga e o Boulevard de São João, ela ainda não está sendo executada”, disse Rubens Norberto Reis Sanchez, supervisor do Turismo Histórico e do Turismo Cultural.

O passeio é feito de terça a domingo, às 10h e às 14h. Os grupos saem da praça Antonio Prado, 9. Mais informações podem ser obtidas pelo 0/xx/11/ 3241-5822, (ramal 221).

  • Centro Cultural Banco do Brasil
    0/xx/11/ 3113-3651/3652

  • Teatro Municipal de São Paulo
    0/xx/11/ 222-8698

  • Museu da Cidade de São Paulo (Solar da Marquesa)
    0/xx/11/ 3106-2218

  • Museu do Teatro Municipal
    0/xx/11/ 239-3815

  • Centro Cultural da Caixa Econômica Federal
    0/xx/11/ 3107-0498

  • Museu Padre Anchieta
    0/xx/11/ 239-5722/3105-6899


    FAÇA UM TOUR VIRTUAL PELO CENTRO DE SÃO PAULO

    Veja agora:
  • O mapa do passeio
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca