Índia
Roberto Rocha/Arquivo Pessoal |
Calcuta: uma das cidades mais interessantes da Índia, ainda um pouco longe do século 21 (dez.1999) |
Às vezes da para pegar um reboque nos caminhões da TATA (a estatal que fabrica veículos na Índia) e ganhar um tempinho, embora seja meio arriscado. E ainda tem o problema da altitude, que, somado ao frio e ao cansaço, pode estragar o passeio. Ficar doente no meio do nada não é divertido. No Laddak, você aprende a respeitar as montanhas e "pegar leve".
Mas toda essa dureza é compensada pela bela paisagem, pelo maravilhoso céu e pela diversidade cultural, étnica e natural da região. O Laddak é mais seco, com predominância do povo tibetano (refugiados) que se concentra em Leh e em povoados ao longo do rio Indus. O Himachal Pradesh (região de Manali) é mais hindu, mais floresta e a Kashmir é mais muçulmana e alpina.
De Manali a Leh, são uns 600km, mais uns 600km de Leh a Srinagar (Kashmir). A estrada vai junto à fronteira Índia-Paquistão, uma região de conflito e, por isso, sem turistas. Bem preservada. Bom, tem um acampamento militar a cada 5km, e eles te param toda hora para checar passaporte e tomar um chá (o "tchai", chá com leite bem popular na Índia).
PEDALE VIRTUALMENTE PELA ÍNDIA
Consulte também
Trechos da entrevista virtual
Diário de Viagem