Turismo
26/11/2004

Segurança

Segurança em alto-mar é responsabilidade tanto da tripulação quanto dos passageiros, portanto é aconselhável a sua familiarização com as normas de segurança e procedimentos em caso de emergência.

No primeiro ou segundo dia da viagem, os passageiros fazem um exercício de emergência obrigatório.

Normas adicionais podem variar de companhia para companhia, mas todas seguem um regulamento padrão, ditado pela Solas ( Safety of life at Sea) .

Normas básicas de segurança:

Sinal de emergência: sete apitos curtos e um longo

Sinal de abondono do navio: um apito longo.

Tocado tanto no apito do navio quanto no sistema de alto-falantes, seguido de anúncios no sistema interno de alto-falantes.

Após o sinal de emergência o passageiro deverá ir a sua cabine, pegar medicamentos, caso esteja usando algum, vestir roupas quentes, sapatos, colocar colete salva-vidas e se dirigir a sua estação de emergência, cujo número fica atrás da porta de sua cabine, juntamente com um mapa de acesso, e também estará na parte dianteira do seu colete salva-vidas. Caso você não possa chegar a sua cabine, dirija-se imediatamente a sua estação de emergência. Lá haverá um colete que lhe será entregue por um dos tripulantes.

Os navios hoje dispõem de barcos salva-vidas e balsas suficientes para todos os passageiros e tripulantes, assim como um número muito superior de coletes salva-vidas que seriam necessários.

Lembre-se que o navio estará em movimento, portanto segure nos corrimões sempre que subir e descer escadas, principalmente nos decks do lado de fora. Escada de navio se desce um pouco de lado para se manter o equilíbrio. Cuidado com portas de banheiro, pois elas se fecham sozinhas dependendo do movimento do navio.

Nunca jogue um cigarro aceso para fora do navio, ele pode voltar com o vento, atingir um deck inferior e começar um incêndio.

FolhaShop

Digite produto
ou marca