Turismo
26/11/2004

Serviços

Cassino

Os cassinos a bordo em geral ficam fechados durante a permanência em um porto, abrindo meia hora depois de zarpar. Nos cassinos não se aceita cobrança no cartão do navio. Jogos são feitos somente a dinheiro.

Salao de beleza

Em geral os navios de cruzeiros têm salão de beleza com diversos serviços e até spa. Os preços quase que padrão a bordo de qualquer navio no mundo são comparados aos dos melhores salões em terra.

Lojas

Nos navios maiores o passageiro encontra uma diversidade de lojas de produtos como roupas, acessórios, tabacaria, bebidas, jóias e perfumes. As lojas de navios são free-shops. No Brasil os produtos de navios que ficam nos portos por mais de dois meses são taxados.

Telefone

Em qualquer navio você poderá fazer ligações para seus familiares ou amigos da sua cabine. Este serviço é via satélite, portanto a cobrança começa imediatamente após a conexão com o satélite. Você irá pagar pelo tempo que o telefone tocar, mesmo que a pessoa não atenda ou que o telefone esteja ocupado. Normalmente a cobrança começa após 8 segundos de efetuada a conexão com o satélite.

Galeria de Fotos

Todo navio tem fotógrafos a bordo que irão tirar a sua foto durante o cruzeiro. A compra das fotos não é obrigatória. As fotos depois são colocadas em display em um salão para que você possa escolher e comprar a foto que quiser.

Hospital

Todo navio dispõe de uma enfermaria/hospital com um médico e uma enfermeira. As consultas sao geralmente pagas e variam entre US$ 50 e US$ 80. O atendimento é 24 horas.

Academia e sauna

Verifique no seu programa diário os horários de abertura do ginásio (normalmente aberto das 7h às 22h). Esses horários podem variar de navio para navio.

Excursões

Todos os navios organizam excursões nos portos, mas você também pode obter esse serviço em terra. A vantagem de comprar excursões a bordo é a facilidade e a segurança do serviço prestado. As excursões saem assim que o navio chega em um porto e após a liberação pelas autoridades locais.

Na cabine o turista encontra o formulário das excursões com a descrição dos passeios em cada porto. Quando fizer a sua reserva para uma excursão informe que a sua língua é o português. Normalmente os navios que operam passageiros que falam português oferecem as excursões em português ou espanhol. Faça as suas reservas assim que chegar ao navio, pois algumas excursões esgotam rapidamente e vários navios têm data/hora limite para garantir a sua reserva. Solicite ao seu agente de viagem a lista das excursões antes de embarcar.

Atrasos

Caso você perca a partida do navio em uma das paradas durante a viagem, entre em contanto com o agente portuário. Ele irá avisar o navio e o colocará em um avião para o próximo porto de destino caso não haja tempo de contratar uma lancha. Os custos serão todos do passageiro.

Você encontrará o nome e número do telefone do agente portuário no seu Programa Diário de Cabine. Tenha sempre esse programa com você.

Um navio somente atrasa a partida caso uma de suas excursões esteja atrasada.

Entretenimento

Os navios em geral têm um departamento voltado para a área de entretenimento, responsável por organizar atividades, shows, brincadeiras e festas a bordo.

Os shows acontecem em dois turnos e após os shows começa a festa do tema da noite (anos 50 e 60, formal com baile no salão principal, etc). Em seguida é servida a ceia da meia-noite.

Entre as atividades realizadas durante o dia estão aulas de dança, aeróbica, ginástica, relaxamento, culinária, golfe, demonstração de dobra de guardanapos, jogos de salão, jogos na piscina, demonstração de massagem e maquiagem, leilão de quadros, degustação de vinhos, bingo e gincanas.

Gorjetas

O pessoal dos bares, restaurantes e camareiros em geral recebem um salário básico e retiram o salário das gorjetas.

Algumas operadoras de turismo já incluem as gorjetas no valor do cruzeiro.

Verifique junto a sua agência se as gorjetas estão incluídas. Se este for o caso, você não terá com o que se preocupar, pois os navios recebem uma lista dos passageiros com gorjetas pré-pagas. Nada impede, no entanto, que você também dê gorjeta a algum tripulante específico. Neste caso, entregue-as pessoalmente.

As gorjetas pagas a bordo são dadas por dia ou pelo cruzeiro, dependendo do tipo de serviço.

No final do cruzeiro os passageiros recebem envelopes para as gorjetas com o nome de cada pessoa (ou função) que lhe serviu ou atendeu durante a viagem.

Ter o nome destacado em um cartão de comentário de passageiros é uma das melhores recompensas a um funcionário, já que esse tipo de elogio pode render uma promoção.

Segurança

Segurança em alto-mar é responsabilidade tanto da tripulação quanto dos passageiros, portanto é aconselhável a sua familiarização com as normas de segurança e procedimentos em caso de emergência.

No primeiro ou segundo dia da viagem, os passageiros fazem um exercício de emergência obrigatório.

Normas adicionais podem variar de companhia para companhia, mas todas seguem um regulamento padrão, ditado pela Solas ( Safety of life at Sea) .

Normas básicas de segurança:

Sinal de emergência: sete apitos curtos e um longo

Sinal de abondono do navio: um apito longo.

Tocado tanto no apito do navio quanto no sistema de alto-falantes, seguido de anúncios no sistema interno de alto-falantes.

Após o sinal de emergência o passageiro deverá ir a sua cabine, pegar medicamentos, caso esteja usando algum, vestir roupas quentes, sapatos, colocar colete salva-vidas e se dirigir a sua estação de emergência, cujo número fica atrás da porta de sua cabine, juntamente com um mapa de acesso, e também estará na parte dianteira do seu colete salva-vidas. Caso você não possa chegar a sua cabine, dirija-se imediatamente a sua estação de emergência. Lá haverá um colete que lhe será entregue por um dos tripulantes.

Os navios hoje dispõem de barcos salva-vidas e balsas suficientes para todos os passageiros e tripulantes, assim como um número muito superior de coletes salva-vidas que seriam necessários.

Lembre-se que o navio estará em movimento, portanto segure nos corrimões sempre que subir e descer escadas, principalmente nos decks do lado de fora. Escada de navio se desce um pouco de lado para se manter o equilíbrio. Cuidado com portas de banheiro, pois elas se fecham sozinhas dependendo do movimento do navio.

Nunca jogue um cigarro aceso para fora do navio, ele pode voltar com o vento, atingir um deck inferior e começar um incêndio.

Moeda

O Purser's Office é responsável por toda a parte de hotelaria e documentação do navio, tripulantes e passageiros junto às autoridades portuárias. Funciona como a recepção de um hotel.

No purser's você poderá trocar dinheiro, guardar valores em cofre, solicitar serviço de despertador, abrir e fechar a sua conta, solicitar informações, informar qualquer problema em sua cabine, etc.

A moeda corrente em quase todos os navios, em qualquer parte do mundo, é o dólar americano, mesmo nos navios que operam temporadas no Brasil. Alguns navios na Europa fazem o câmbio de dinheiro a bordo, porém, para moedas limitadas e em horários previamente anunciados (isso pode variar de navio para navio).

Alguns dos navios que operam a costa brasileira durante a temporada aceitam reais para pagamento da conta ao final do cruzeiro. Consulte seu agente sobre o assunto.

Nenhum navio aceita cheques e todos os navios aceitam cartão de crédito internacional.

É normal os funcionários do purser's office falarem mais de 2 ou 3 idiomas em qualquer navio.

Restaurantes

São cinco e até seis refeições diárias a bordo, dependendo do navio: café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

No restaurante principal é servido o café da manhã, almoço e jantar. O jantar sempre é servido em dois turnos (somente um turno caso o navio esteja vazio)

Durante o seu check-in você já faz a reserva da mesa que vai ocupar durante todo o cruzeiro, assim como o garçom e o ajudante que irão atendê-lo.

Os restaurantes gostam de criar um clima diferente a cada jantar e sempre solicitam que os passageiros tentem seguir o código de vestuário e o tema da noite.

Vocé pode solicitar a seu agente de viagens que faça a reserva do turno de jantar antes da sua viagem.

Os navios normalmente têm um segundo ou até um terceiro restaurante self-service. Esses restaurantes são muito usados para o café da manhã, almoço e lanche da tarde (principalmente se o passageiro for sair em excursão ou se está regressando, pois é bem mais rápido).

O setor que organiza as excursões em geral trabalha em conjunto com os restaurantes, portanto, todas as vezes que retornar de sua excursão você vai encontrar um dos restaurantes aberto.

Veja sempre o horário de funcionamento dos restaurantes em seu programa diário.

A ceia é servida em lugares diferentes do navio e sempre seguindo um tema.

O que levar

É claro que voce irá levar biquíni e bermuda, caso tenha optado por um cruzeiro pelo Caribe ou Atlântico Sul, e roupa de frio, caso sua viagem seja no Alaska. No entanto, fora isso é preciso considerar que todo navio, por menor que seja, sempre oferece salões com vários ambientes e, para desfrutá-los, é bom se prevenir.

Solicite ao seu agente de viagens material informativo sobre as atividades diárias no navio e a programação das noites temáticas.

Aparelhos

Tomadas

Em alguns navios você não encontrará tomadas 110v na sua cabine, somente 220v. A maioria das companhias fornece esse tipo de informação. Solicite ao seu agente de viagem.

Barbeador

Normalmente nos banheiros existe somente uma tomada 110v para ser usada exclusivamente por aparelhos elétricos de barbear.

Ferros de passar roupa

Por questões de segurança é proibido, por leis internacionais, o uso de ferros de passar roupa nas cabines para evitar incêndios. Qualquer roupa a ser passada ou lavada deve ser entregue à lavanderia através do seu camareiro.

Tomadas elétricas adaptadores e conexões:

As poucas tomadas que você encontrará poderão ser em estilo europeu (três retas). A maioria dos navios vende a bordo conexões e adaptadores do estilo europeu para o americano. Em alguns você também encontrará esses aparelhos na recepção, para empréstimos, porém, o melhor a fazer é levar dois adaptadores (um do estilo europeu para o americano e um de retas para redondo).

Celulares

Caso sua cabine não tenha tomada 110v e você não tenha o adaptador, irá encontrar na recepção tomadas 110v para o carregador de seu celular.

Notebook/Impressoras

Se você pretende levar o seu notebook ou impressora para trabalhar, solicite na recepção e eles emprestarão adaptadores e conexões para sua tomada.

Internet

Caso não haja internet no navio, o melhor é procurar um cyber café nos portos de chamada. A maioria dos navios inaugurados a partir de 1998 oferecem internet aos passageiros.

Despertador

Todo navio possui serviço de despertador. Basta ligar para a recepção e solicitar. Alguns navios oferecem esse serviço automaticamente através do aparelho de telefone na sua cabine.

Medicamentos

Na recepção você irá encontrar aspirinas e remédios para enjôo. As enfermarias a bordo de navios normalmente são muito boas, com capacidade de realizar pequenas cirurgias. De qualquer forma, se você estiver usando algum remédio com prescrição, leve-o, pois talvez não irá encontrá-lo a bordo. Vale a pena lembrar que os navios usam a tabela de preços da associação americana de medicina, uma consulta vale por volta de US$ 60 e se for fora do horário normal de atendimento tem um acréscimo de US$ 30 a US$ 40.

Secador de cabelo

Em quase todos os navios, você vai encontrar um secador de cabelos no seu banheiro ou à disposição na recepção, porém muitas vezes esses aparelhos são fracos. Nesse caso, solicite ao seu camareiro ou na recepção um transformador de 220v para 100v, para que possa secar o seu cabelo. Os navios não anunciam esse serviço por pouca disponibilidade, pelo fator segurança e também para aumentar os negócios no salão de beleza a bordo do navio.

Tabela de marés

Site http://www.cptec.inpe.br/ondas/ está dentro do site do Inpe (www.inpe.br/)

FolhaShop

Digite produto
ou marca