Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/08/2002 - 13h36

Grupo francês quer levar Festa do Peão de Barretos para Paris

ANGELO SASTRE
Editor assistente da Folha Ribeirão

A estrutura e a experiência da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, considerada a maior do país e que termina hoje, servirá como base para a realização de rodeios na França.

Caso o projeto seja concretizado, o país será um dos primeiros a contar com esse tipo de esporte na Europa. Atualmente, as provas de rodeio são realizadas somente no Brasil, Estados Unidos, Canadá, México e Austrália.

Recentemente, houve uma experiência para implantar o rodeio em Portugal, mas o esporte ainda não conta com uma estrutura profissional no país.

O projeto de levar a competição para a França, que está sendo desenvolvido pela rede de restaurantes Buffalo Grill, prevê a realização da primeira prova entre os meses de julho e agosto do próximo ano, período em que ocorrem as férias de verão na Europa.

Para garantir esse cronograma, a empresa enviou uma equipe de cinco técnicos para conhecer a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos e preparar um projeto com todos os detalhes técnicos e levantamento dos custos.

O gerente de compras da rede, Nicolas Viguié, que está no Brasil desde a semana passada, diz que a proposta é preparar um evento nos moldes da festa de Barretos.

"Pretendemos montar uma festa como essa [de Barretos], que conte com o rodeio e eventos musicais. No entanto devemos explorar a música country norte-americana, que é mais próxima do gosto popular francês", diz.

Para ele, a proposta de levar um esporte vinculado ao mundo rural não deverá enfrentar resistência do público.

"Todos os nossos restaurantes contam com uma decoração rústica, o que agrada ao público. Acredito que esse grupo representa um grande potencial para ser explorado", diz Viguié.

Mesmo assim, o representante do grupo francês afirma que estão sendo tomadas todas as providências em relação às questões judiciais para evitar transtornos e uma possível onda de protestos.

"Estamos estudando todas as questões envolvendo a legislação e os grupos de defesa dos animais que são muito fortes", diz Viguié.

Intercâmbio

Na tentativa de garantir uma qualidade semelhante à dos rodeios brasileiros, o grupo também pretende promover o intercâmbio dos profissionais para atuar no evento francês.

"Estamos estudando a possibilidade de convidar competidores brasileiros", afirma Viguié.

Para o diretor de rodeio do clube Os Independentes, Marcos Abud, a proposta do grupo francês é uma boa iniciativa.

Ele diz acreditar que, dessa forma, o esporte terá uma maior divulgação no mundo.

"Essa proposta ajuda a divulgar o esporte. Dessa forma, quem sabe conseguimos montar um mundial com etapas em vários países. Hoje, o rodeio profissional está centralizado em apenas cinco países", afirma Abud.

Ele diz acreditar que o fato de o projeto estar sendo baseado na experiência de Barretos consolida a tradição do evento.

"Como festa, que une o rodeio e outras atividades, estamos melhor do que muitos eventos no exterior. Isso [a festa servir como modelo] demonstra que fazemos a coisa certa", diz Abud.

Para Guilherme Antonio Marchi, 20, que disputa a montaria em touro, a realização de rodeio em outros países será bom para os competidores. "Isso é bom. Afinal, estamos no mesmo nível dos norte-americanos."

Leia mais notícias sobre Barretos
 

Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade