Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2007 - 16h17

"Diário de Bordo": "Casal Aventura" se despede de Santiago com pizza

Colaboração para a Folha Online

O casal Flávio Prado e Maira Hora se despede de Santiago com a mais brasileira das pizzas, feita por uma família croata-chilena. O relato faz parte da Expedição Cone Sul. Os dois vão conhecer as paisagens mais deslumbrantes da região, contando tudo para a Folha Online. A viagem começou em São Paulo e prevê passagens por cidades do sul do país, Argentina e Chile.

Confira o relato do 47º dia (16 de abril) da aventura:

Hoje é nosso último dia em Santiago. Acordamos no hotel Panamericano para o último café da manhã desta temporada em Santiago. Descemos até o salão e curtimos cada minuto deste adorável hotel. Mais uma vez frutas, café de verdade, infindáveis pães e bolos acompanhados pela simpatia dos funcionários. Assim que terminamos nos despedimos destes que fizeram parte de uma pequena porção de nossa história por esta cidade. Fechamos a conta, carregamos o carro, nos despedimos mais uma vez e lá fomos nós até a casa dos Clivati-Mora buscar o resto da bagagem e nos despedirmos.

Arrumamos e reorganizamos as malas de acordo com as próximas necessidades.

Para este tipo de viagem, que é longa e terrestre, é necessário que se mantenha tudo bem organizado, afinal passaremos por inúmeras cidades e comprar coisas é inevitável. Todos os vinhos, roupas, coisinhas, equipamentos, lonas, estepe reserva, travesseiros, cobertores, roupas sujas, enfim, tudo deve ser pensado e organizado de acordo com as próximas paradas. Deixe sempre à mão aquilo que usará nas duas ou três cidades seguintes. Estamos dirigindo um Clio hatch, ou seja, precisamos usar a inteligência a favor da organização como nossa principal estratégia na logística do porta-malas.

Como atravessaremos a Região do Atacama inteira, é importante levar travesseiros e pequenos cobertores que nos aqueçam, no caso de qualquer eventualidade na estrada, pois apesar de ser um deserto, de noite faz bastante frio. Isto faz parte da logística do porta-malas em uma viagem deste porte. Também uma geladeirinha com frutas secas, chocolates e água que deve sempre ser abastecida nas principais paradas, por precaução.

Tudo no lugar, nos despedimos de Joanna Mora e Marcelo Clivati, mas nossa partida não seria perfeita se não formos ver Leonor, que ainda está na escola. Vamos para a porta da escola nos encontrar com ela. Estamos atrasados para partir para Valparaíso e atrasar um pouco mais para ver nossa querida Leonor não vai fazer nenhum mal.

Flávio Prado/Folha Imagem
A despedida da cidade de Santiago, no Chile, aconteceu na Wallo´s Pizza
A despedida da cidade de Santiago, no Chile, aconteceu na Wallo´s Pizza

As crianças, definitivamente, são encantadoras. Ao chegarmos à escola, é só ouvir nossa voz para vir correndo abraçar os tios. Claro que como qualquer adulto, babamos. Marcelo, atônito não acredita que ainda terá uma horinha com o irmão mais novo.

Da escola fomos direto a uma pizzaria que está bem perto. Marcelo e Flávio, os dois irmãos, se despedem e comemoram nossa passagem pelo Chile com a mais brasileira das pizzas chilenas. Isto mesmo! Na rua Simon Bolívar, 3761 está a Wallo's Pizza (www.wallospizza.cl).

Pertence a uma família chilena que viveu em Ribeirão Preto, interior paulista, por 17 anos e adivinhem? A melhor pizza de toda a viagem foi degustada aqui. Yerko Yelincic e seu pai Francisco Yelincic capricharam em tudo, nas cores, no ar de Brasil, na pesquisa de sabores próximos aos brasileiros, mas que ao mesmo tempo agradassem também ao paladar chileno, no treinamento e uniformização dos funcionários, nas músicas. Claro, apenas músicas brasileiras. Até samba rock ouvimos lá.

Instalada em uma casa verde e amarela domina a esquina da rua Simon Bolívar com a rua Batlle Y Ordañez, não tem como não ver e sentir-se curioso ao aproximar-se. Se você for brasileiro, se sentirá homenageado. No entanto, a grande surpresa está lá dentro, nas pizzas e no copo geladinho para servir a cerveja trincando de gelada, tudo à moda brasileira.

Umas das dificuldades superadas pela família Yelincic foi encontrar em solo chileno o queijo mais próximo ao cremoso "catupiri" tão presente nas pizzas brasileiras. Depois de muita pesquisa e muitos testes encontraram o que chamam de "queso crema" e que fez as vezes do nosso famoso requeijão cremoso. A família desenvolveu 21 tipos de pizzas dos mais diversos sabores e combinações, tem até pizza de chocolate.

A Wallo's foi aberta em 1997 e desde então vem servindo com a paixão e ginga de apaixonados pelo país do ziriguidum, do balacobaco, do samba, mas acima de tudo o Brasil é o país de todas as raças e isto é tão apaixonante que faz uma família de descendentes de croatas chilenos se especializarem em comida italiana, elaborada com a descontração de sabores brasileiros e servida com a brasileiríssima cerveja gelada.

Assim foi nossa despedida com um bom papo e pizza, a melhor de todas as saborosas delícias do planeta.

Deixamos Marcelo e Leonor para seguirmos para Valparaíso.

Flávio Prado/Folha Imagem
Na despedida de Santiago, o trânsito intenso retarda a saída da cidade chilena
Na despedida de Santiago, o trânsito intenso retarda a saída da cidade chilena

Saindo de Santiago pegamos um pouco de trânsito, mas absolutamente normal por se tratar de horário de rush, afinal já passam das 17h.

A estrada é ótima, bem pavimentada e sinalizada, nos levando a Valparaíso em menos de uma hora. Assim que chegamos foi um pouco complicado encontrar hotel porque já estava escuro e o hotel que havíamos escolhido não tinha acesso de carro, por estar em um passeio peatonal, rua que apenas pedestres podem andar. O trânsito era infernal e todos buzinavam ao mesmo tempo, parecia até que estávamos na Índia.

Precisamos chamar um funcionário do hotel para nos acompanhar ao estacionamento que fica fora do hotel há cerca de três quadras. Assim que ele nos "resgatou" do caos na rua começamos a entender um pouco mais o lugar. Eles não possuem espaço nas casas do centro ou em volta delas, então é comum ter estacionamentos subterrâneos. A cidade está dividida entre cidade alta e baixa, parece que já vimos isto no Brasil. Em Salvador há este tipo de divisão, mas por enquanto não vi o charme soteropolitano por aqui.

Valparaíso se mostra cheia de ladeiras e um pouco caótica, mas de manhã tudo pode mudar.

Maira e Flávio têm o apoio da Lenovo, da TIM Roaming Internacional e da Virtual Track.

 

Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade