Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/09/2007 - 19h35

"Diário de Bordo": "Casal Aventura" se encanta em Valparaíso, Viña Del Mar e Los Vilos

Colaboração para a Folha Online

O casal Flávio Prado e Maira Hora conhece a colorida e charmosa Valparaíso, o elegante balneário Viña Del Mar, a natureza divina de Reñaca e Concón e confere ainda o hipnotizante som do mar de Los Vilos. O relato faz parte da Expedição Cone Sul. Os dois vão conhecer as paisagens mais deslumbrantes da região, contando tudo para a Folha Online. A viagem começou em São Paulo e prevê passagens por cidades do sul do país, Argentina e Chile.

Confira o relato do 48º dia (17 de abril) da aventura:

Valparaíso é colorida e charmosa

Flávio Prado/Folha Imagem
Ascensor Concepción, também conhecido como Turri, na localidade de Valparaíso
Ascensor Concepción, também conhecido como Turri, na localidade de Valparaíso

Amanhece em Valparaíso e descemos para o café do Hotel Puerta de Alcalá, que por sinal foi ótimo e com suco de chirimoya, é como uma fruta do conde, só que mais carnuda e mais firme.

Nos preparamos logo cedo para percorrer Valparaíso a pé e ascender em seus elevadores espalhados pela cidade.

Daqui de baixo percebe-se que Valparaíso é um dos principais portos chilenos e trata-se também de uma cidade pitoresca construída sobre serras com acessos por 15 elevadores ou por estreitas ladeiras acentuadíssimas que formam infindáveis labirintos de ruas. Imaginem chegar à noite, fica quase que impossível procurar e achar um hotel na parte alta da cidade, por isso optamos pelo Puerta de Alcalá, que está na zona central e na cidade baixa.

Logo cedo vamos fazer o reconhecimento da cidade e percebemos que muito dela está tombada. A cidade inteira foi tombada como Patrimônio da Humanidade. Na antiga Calle Del Cabo, pode-se ver a placa que reconhece Valparaíso como Patrimônio da Humanidade em 2003.

Valparaíso sofreu um grande terremoto em 1906, a cidade e seu povo têm uma força inimaginável, pois já foram vitimados com tempestades, terremotos e inundações, e sempre se ergueram e reconstruíram suas edificações. Andando um pouco pelas ruas percebemos a arquitetura de influência inglesa, que por sinal sobreviveu ao terremoto de 1906.

Flávio Prado/Folha Imagem
Vista que se tem do porto de Valparaíso a partir do Cerro Concepción, no Chile
Vista que se tem do porto de Valparaíso a partir do Cerro Concepción, no Chile

Em 1578, Valparaíso torna-se imponente porto comercial. Um dos saques foi realizado por Francisco Drake, famoso pirata inglês e almirante da Royal Nave, viveu de 1543 a 1596. Estes ataques corsários se deram nos séculos 16 e 17, mas assim que Valparaíso constrói seus fortes os ataques acabam e a cidade prospera. Com a independência do Chile, desperta para uma prodigiosa transformação e a população passa de 5.000 para 16.000 em 1822.

Uma baía charmosa rodeada por 42 morros que a envolvem e verticalizam casas em charmosos bairros como Cerro Barón, Cerro Alegre, Cerro Concepción, Cerro Playa Ancha etc. Cidade misteriosa com ao menos uma dezena de lendas como La Misteriosa Cueva del Chivato, El Cristo de La Matriz, La Piedra Azul, El Monstruo de La Laguna El Plateado entre tantas outras. Você pode ver todas no site http://municipalidaddevalparaiso.cl.

Caminhamos um pouco até o elevador mais próximo. Subimos pelo Ascensor Concepción, também conhecido como Turri. Foi construído em 1883. Ele te leva até a zona residencial de Cerro Concepción. Assim que você sai do ascensor você vê o lindo Café Turri e o Passeo Gervasoni, com certeza ficará ao menos meia hora admirando a paisagem daí, pois neste ponto você pode ver toda a enseada e uma infinidade de navios.

Flávio Prado/Folha Imagem
Maira em frente ao Gran Hotel Gervasoni, localizado em Valparíso, no Chile
Maira em frente ao Gran Hotel Gervasoni, localizado em Valparíso, no Chile

A cidade daqui de cima parece outra, não é a mesma e nem tem o mesmo clima que a cidade encontrada lá embaixo. Aqui ela é luminosa e colorida.

Pertinho do ascensor Turri está também o Gran Hotel Gervasoni, que ocupa uma das casas coloniais e com uma das melhores vistas que teremos em Valparaíso. Este hotel seria nossa opção caso não chegássemos à noite e como ficaremos por apenas um dia, então este hotel ficará para a próxima visita. Fomos recebidos pelo seu simpático gerente Paulo Briceño Guarachi que nos fala tão apaixonadamente de Valparaíso e da casa que ocupa o hotel que simplesmente não há como não se render ao charme da cidade. Localizado no Passeo Gervasoni, a casa é uma viagem no tempo, com seus móveis antigos, veludos alemães e brocados enchendo seus olhos ao adentrar um dos salões de recepção do hotel, iluminados papéis de parede que com certeza te lembrarão o Rei Sol, Luiz 14. www.hotelgervasoni.com.

Seguimos andando e encantados com toda a cor e sinuosas ruas e ladeiras.

Cidade com forte atividade cultural, pulsando arte. Suas velhas paredes recebem pinturas de importantes artistas como Roberto Matta, Gracia Barrios, Mario Torral, entre tantos outros. São importantes murais que podem ser vistos subindo o Cerro Bellavista pelo Elevador Espíritu Santo, na Calle Adunate. Seguindo pelo Passeo Ginera, Passeo Pasteur, Passeo Rudolph e Passeo Ferrari temos acesso a diversos murais pelo caminho. Ao descer o Cerro Concepción também poderá ver alguns murais.

Flávio Prado/Folha Imagem
Pintor retratando ladeiras que ligam a parte baixa e a parte alta de Valparaíso
Pintor retratando ladeiras que ligam a parte baixa e a parte alta de Valparaíso

La Sebastiana, uma das três casas de Pablo Neruda está aqui repetindo as cores vibrantes de Valparaíso.

Vamos observando tudo e todos. O artista encantado com a paisagem, pinta como se estivesse em um outro mundo. As pessoas que vem e vão, os turistas que não se cansam de olhar a arquitetura, os trabalhadores, as pedras, as ladeiras, os carros, os gatos, os fios nos postes formando um verdadeiro novelo no ar. O mundo parece que está aqui em Valparaíso, alemães que sobem e descem, franceses que riem, chineses que agradecem, chilenos que protestam com panfletos o aumento das tarifas dos ascensores. Para a nossa grata surpresa um set de filmagem a céu aberto nos intriga e logo descobrimos se tratar de um seriado famoso no Chile. Assim é Valparaíso. Essa desordem enigmática e encantadora onde tudo acontece ao mesmo tempo.

Viña Del Mar: balneário elegante

Flávio Prado/Folha Imagem
Famoso Balneário de Viña Del Mar, com suas avenidas e seus lindos coqueiros
Famoso Balneário de Viña Del Mar, com suas avenidas e seus lindos coqueiros

Seguimos para o hotel para pegarmos nossas coisas e deixamos Valparaíso para logo no quilômetro à frente encontramos o mais charmoso dos balneários: Viña Del Mar.

Acolhedora à primeira vista e eis que na primeira rotatória um brasileiro grita da calçada saudando os paulistanos viajantes, nós, o Casal Aventura. Fiquei emocionada, quase voei pela janela de tanto acenar e gritar.

A mudança é um grito aos olhos, tudo muda! As construções, o povo, as cores, as árvores. Viña Del Mar é linda! Seus prédios lindos, as pontes, o canal. As árvores são o mais impressionante aqui, uma infinidade delas fazem das avenidas um lindo passeio. Viña Del Mar recebe uma multidão de chilenos em fevereiro, pois além do Festival de Música, Viña abriga também 3,5 quilômetros de lindas praias, tornando-se o mais importante balneário chileno.

Flávio Prado/Folha Imagem
Uma parada entre as cidades de Viña Del Mar e Reñaca para observar o Pacífico
Uma parada entre as cidades de Viña Del Mar e Reñaca para observar o Pacífico

Reñaca e Concón: natureza divina

Seguimos para as cidades de Reñaca e de Concón. Gente este trecho é maravilhoso, o dia está lindo, o Oceano Pacífico à nossa esquerda, as casas brancas em camadas, como em Santorini, na Grécia, este trecho seguindo para Papudo e ao Norte Chico é "simplesmente um luxo", como já diria um querido apresentador brasileiro, Athaíde Patreze.

Reñaca nos mostra condomínios gloriosos, praias lindas, limpas, jovens surfistas, tudo por aqui tem um outro clima. O mar é tão lindo e tão bravo ao mesmo tempo que você pode ficar ali a beira mar hipnotizado por horas a fio.

Los Vilos e seu hipnotizante som do mar: mágica pura

Flávio Prado/Folha Imagem
Condomínio de luxo na cidade de Reñaca, no Chile; o local possui até heliporto
Condomínio de luxo na cidade de Reñaca, no Chile; o local possui até heliporto

Vamos seguindo pela estrada, mas sempre com o mar a nos acompanhar e guiar até chegarmos a Los Vilos, uma cidade litorânea bem pequena e realmente encantadora. Agora são 16h e nossa primeira providência por aqui será almoçar.

Assim que almoçamos demos uma pequena volta pela cidade e logo ficamos sabendo que o escritório de informes turísticos só fica aberto na temporada de verão, então vamos conversando com os moradores que vão nos indicando hotéis e logo encontramos um muito simpático e em frente ao mar: Lorde Willow, de uma simpática senhora parecidíssima com nossa antiga professora de inglês, a Miss Dida, com isso o hotel ficou mais simpático ainda.

Los Vilos é um lugar arrasador, o mar, o pôr-do-sol, o barulho das ondas nos seixos que fazem as vezes da areia, o caminhão que passa recolhendo as algas na praia, a cor do céu, as gaivotas, os pelicanos em volta dos pescadores e os coqueiros. É difícil escolher o que mais te fascina nesta pacata vila de pescadores. Realmente o lugar te oferece o mais simples e empolgante que um viajante pode querer. O contato com o povo de Los Vilos, com toda a sua simplicidade sabe te cativar.

Flávio Prado/Folha Imagem
Em Los Vilos, da janela de nosso quarto, assistimos a um maravilhoso pôr-do-sol
Em Los Vilos, da janela de nosso quarto, assistimos a um maravilhoso pôr-do-sol

Saímos para percorrer todas as praias, Totoralillo, Chungos, Aguadulce, La Principal, Lobos, Amarilla, Cascabeles, Las Conchitas e Caleta Los Vilos. Andamos, paramos, corremos, fotografamos, ficamos horas olhando o Sol se por e depois apenas olhando e ouvindo o mar. Que paz!

Fomos dar uma voltinha na cidade e percebemos não haver nenhum restaurante aberto, por um lado foi ótimo porque não resistimos ao supermercado. Com um jeitinho de interior, como um pequeno mercado em Águas de Santa Bárbara, Avaré ou Iaras, interior paulista. Gente simples, gente comum, gente que vive em Los Vilos, pescadores, pequenos comerciantes, crianças, agricultores e senhoras em filas de frios. Cheiro de fornada de pão. E nós misturados a tudo isto, tentando não "abrasileirar" o paladar e pegar o mesmo tipo de comida que um chileno pegaria. Este tipo de tentativa é particularmente interessante, pois te faz observar como vivem pessoas diferentes de você e como seus hábitos são interessantes e podem ser agregados ao seu.

Logo saímos do mercado. Nós ficamos satisfeitos com nossas compras dignas de um bom lanche chileno e para finalizar passamos em uma frutaria onde compramos uvas para a sobremesa.

Passeamos por uma feirinha artesanal, andamos mais um pouco na avenida principal, só para ver o movimento e fomos para a praia, ouvir o mar. O mar em Los Vilos tem um som especial, como uma meditação musicada. Imaginem que você fecha os olhos e ouve as ondas batendo nas pedras, vindo até quase e calçadão e retornando arrastando centenas de milhares de seixos rolados que fazem um barulho lindo, como música ecoando noite adentro. Você pode ficar horas ouvindo, ouvindo, ouvindo o mar. Totalmente mágico.

Maira e Flávio têm o apoio da Lenovo, da TIM Roaming Internacional e da Virtual Track.

 

Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade