Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/07/2005 - 08h42

Viagem à Líbia oferece aventura no deserto e mergulho histórico

da Folha Online

Uma visita à Líbia exige que os turistas gostem de calor: em julho, auge do verão no país norte-africano, a temperatura fica na casa dos 38ºC. A marcação dos termômetros dá alguns indícios do que os visitantes encontrarão por lá. Localizada entre Argélia e Egito, a Líbia tem cerca de 2.000 quilômetros de região litorânea e também abriga uma fatia do deserto do Saara.

AP Photo
Deserto da Líbia é cenário do tradicional rali Paris-Dacar
Deserto da Líbia é cenário do tradicional rali Paris-Dacar
Há alguns anos, os turistas encontrariam pouca infra-estrutura na região. Essa situação mudou a partir do final de 2003, quando o ditador Muammar Gaddafi anunciou que o país abandonaria suas armas nucleares.

Com a melhora nas relações entre Líbia e outras nações, o país ganhou seu primeiro hotel cinco estrelas, o Corinthia. Passou também a receber mais estrangeiros, interessados principalmente nas atrações arqueológicas do local --itens produzidos por povos antigos, como os bizantinos e árabes, entram nessa lista.

Capital

AP Photo
Trípoli, capital da Líbia
Trípoli, capital da Líbia
Uma das regiões mais visitadas é a de Trípoli (capital), que fica ao noroeste do país. A cidade teve início no primeiro século A.C. e conta com influência de diversos povos, como os italianos, gregos e romanos.

Em Trípoli é possível visitar Medina, uma região que se parece com um labirinto. Os becos são ocupados por vendedores que dividem o cenário com diversas mesquitas --construções bastante comuns na cidade. A história está presente em todos os lugares; seja em monumentos ou em peças de artesanato que têm como referência o estilo de antigas civilizações.

O "Castelo Vermelho", ou Assai al-Hamra, merece uma visita. O forte fica em uma região alta da cidade e ocupa uma área de 13 mil m2, considerando a construção e jardins. Próximo ao castelo fica o museu Jamahiriya, onde todos os itens expostos foram encontrados no próprio país.

Ruínas

AP Photo
Ruínas em Leptis Magna
Ruínas em Leptis Magna
A cidade de Leptis Magna fica a 120 km de Trípoli e também vale por suas construções. O local, ocupado por fenícios há centenas de anos, preserva muitas ruínas --é possível identificar um arco que homenageava um imperador e um teatro ao ar livre, por exemplo.

Depois de conhecer as cidades movimentadas, é provável que os aventureiros queiram conhecer regiões marcadas pelo deserto. Nesses casos, uma boa opção é a cidade de Ghadames, por onde já passaram os competidores do rali Paris-Dacar.

O cenário local é típico do deserto e as construções também formam labirintos, como em Medina. As regiões de deserto são bastante apreciadas pelos visitantes e, por isso, agências de turismo oferecem acampamento em tendas --por poucas noites-- em seus pacotes.

Política

AP Photo
Outdoor com imagem do líder Gaddafi
Outdoor com imagem do líder Gaddafi
O país atualmente governado por Gaddafi era um dos mais pobres da África até 1959, quando a Esso encontrou na região diversos poços de petróleo sob a areia. Uma década depois, Gaddafi, então um jovem idealista com 27 anos, promoveu uma revolução e tomou o poder.

O líder colocou em prática a "Terceira Teoria Universal", que ele mesmo criou. O regime mistura islamismo e socialismo. Segundo turistas que já visitaram o local, é comum ouvir elogios da população ao líder, cujo regime teria melhorado consideravelmente a vida dos líbios.

Quem leva

Mundus Travel, tel. (11) 3262-4399 (www.mundus.com.br/). 4.900 euros. Inclui aéreo, traslados, acomodação de 15 noites em apartamentos duplos, passeios, café da manhã e, durante o circuito no deserto, almoço e jantar.

Queensberry, tel. (11) 3217-7100 (www.queensberry.com.br). US$ 6.487 (pacote não refere-se somente à Líbia: inclui Tunísia e Malta). Inclui aéreo, traslados, acomodação em apartamentos duplos por 18 noites, café da manhã e passeios.
 

Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade