Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2005 - 12h18

Canoa Quebrada encanta o turista por suas falésias, dunas e mar calmo

MÁRCIO DINIZ
da Folha Online, em Aracati

Conhecida no mundo todo pelo símbolo estampado em sua muralha de falésias avermelhadas --uma meia-lua e uma estrela--, a praia de Canoa Quebrada, no litoral leste do Ceará, encanta os olhos do turista por suas extensas dunas de areias brancas e um mar calmo de águas verdes.

Márcio Diniz/Folha Imagem

Praia de Canoa Quebra, em Aracati (CE), vista de cima de suas falésias avermelhadas


Canoa Quebrada é um dos destinos mais procurados pelos turistas que visitam o Estado, em sua maioria estrangeiros.

Localizada no município de Aracati (170 km de Fortaleza), a praia de Canoa Quebra mudou muito daquela pequena vila de pescadores freqüentada pelos hippies no começo dos anos 70. Hoje, mais "moderno", o distrito está plugado no mundo. Possuí restaurantes de cozinha internacional, bons hotéis, pousadas, bares e até acesso a internet, mesmo que por ondas de rádio.

Com 365 dias de sol banhando suas águas, Canoa Quebrada oferece diversas opções de lazer ao turista. Quem prefere a tranqüilidade do dia pode se deliciar num passeio de bugue, parapente, jangada ou saborear a culinária regional em uma das diversas barrancas à beira-mar.

Já para quem gosta do agito, a noite reserva várias opções para dançar, beber, comer ou simplesmente jogar uma conversa fora. Nos bares, a trilha musical vai do reggae ao forró, passando pela música eletrônica. A badalação acontece na Broadway, principal rua do vilarejo e onde se concentra todo o burburinho noturno.

Hotéis e restaurantes

Márcio Diniz/Folha Imagem

A Lua e a estrela, símbolos de Canoa Quebrada conhecidos pelo mundo todo
Canoa Quebrada possuí uma boa infra-estrutura de hospedagem e gastronomia. São mais de 40 estabelecimentos entre restaurantes, bares, hotéis e pousadas. Nada tão luxuoso, mas com preços bem acessíveis.

As diárias variam de R$ 40 a R$ 150 (em média) nesta época do ano. Os preços chegam a dobrar durante a alta temporada --dezembro a março e em julho.

Já as opções gastronômicas vão desde cozinha regional à internacional. Durante o dia, o cardápio é recheado de lagostas, peixes, arraias, camarões, ostras, caranguejos entre outros frutos do mar. A noite, pode-se saborear um bom prato italiano, português ou francês. A maioria dos restaurantes fica na Broadway.

Aracati

Cidade mais importante do Ceará durante o período colonial, Aracati ainda é pouco conhecida e explorada pelos turistas que visitam sua praia mais famosa: Canoa Quebrada.

Colonizada a partir das margens do rio Jaguaribe, a cidade ainda conserva parte do seu conjunto arquitetônico de meados do século 18, mas alguns imóveis estão em péssimo estado de conservação e ameaçam ruir.

São antigos casarões com paredes cobertas por preciosos azulejos portugueses. A maioria dessas construções está localizada na rua Grande (antiga rua do Comércio).

O prédio mais antigo da cidade é a Casa de Câmara e Cadeia, construído em 1779. O imóvel, tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), já abrigou o paço Municipal e a Cadeia Pública. Hoje é sede da Câmara Municipal.

Parte do acervo cultural e das relíquias religiosas podem ser vistos no Instituto do Museu Jaguaribano, antiga casa do Barão de Aracati.

Outro prédio que merece ser visitado é o da igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Em estilo barroco, ela foi construída em 1785.

Aracati também é a terra do escritor Adolfo Caminha, autor de "A Normalista" (1893) e "O Bom Crioulo" (1895) --romance onde aparece o primeiro personagem declaradamente homossexual da literatura brasileira.

A casa onde Caminha nasceu ainda está de pé, mas em avançado estado de deterioração.

O escritor foi recentemente lembrado durante a 1ª Festa do Livro e da Literatura de Aracati, realizada entre os dias 12 e 16 deste mês. O evento reuniu nomes como Rubem Alves, Zuenir Ventura, Ana Miranda, Ângela Lago, Isabel Lustosa, Cícero Sandroni, Claufe Rodrigues, Maurício Kubrusly, Mano Melo entre outros.

O jornalista Márcio Diniz viajou a convite da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Leia mais
  • Veja algumas opções de hospedagem em Canoa Quebrada
  • Festa do livro de Aracati termina com saldo positivo

    Especial
  • Veja galeria de fotos de Aracati e Canoa Quebrada
  • Leia o que já foi publicado sobre Canoa Quebrada
  •  

    Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
    ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade