Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/02/2007 - 16h35

"Diário de Bordo": Cães arrastam trenós em bosques idílicos de Ushuaia

MAIRA HORA
Colaboração para a Folha Online

Diário de BordoEm Ushuaia, a natureza se expressa de forma tão encantadora no centro invernal Glaciar Martial, que você pode achar estar às voltas com fadas e duendes.

O lugar é muito lindo e charmoso com chalês vermelhos e pontes de madeira que coligam recintos do hotel. Tem até um São Bernardo gigante, como se estivesse à espera de Peter Pan, chegando da Terra do Nunca.

A casa de chá tem a cara daquela vovó que prepara as melhores tortas e as mais perfeitas guloseimas que qualquer mortal já possa ter experimentado.

As cabanas para os hóspedes são perfeitas. Há 4 cabanas de luxo e 6 standard, com planos especiais para noivos, que são recepcionados no hotel com flores e bombons no quarto.

Maira Hora
Panorâmica de Ushuaia com baía Encerrada, canal Beagle e cordilheiras ao fundo
Panorâmica de Ushuaia com baía Encerrada, canal Beagle e cordilheiras ao fundo
Mesmo que a intenção não seja estar hospedado no Cumbres del Martial, é um passeio fascinante. Tire um tempo do seu dia para subir ao Glaciar Martial, de onde se pode avistar toda a cidade, a Baía Encerrada e a Baía de Ushuaia. E é claro, aproveitar para esquiar, caso sua viagem esteja programada para o inverno. Eles dispõem de um meio de elevação que os levarão a 1.180 m em 15 minutos.

No verão, as caminhadas por aqui são muito mais que mágicas e com diversos níveis de dificuldade.

Altos del Valle

Em um bosque nevado encontramos um refúgio para os trenós puxados por huskies. Cães siberianos treinados no Alaska. São oito ou dez cães puxando trenós com um condutor e três pessoas à bordo. Todos os cães ficam ali mesmo, amarrados à espera de sua vez para puxarem o trenó.

É incrível como latem com chegada do trenó, pedindo para serem os próximos a puxar. Parece até engraçado, mas é verdade, só acreditei porque vi. São cães adestrados desde pequenos. Então, para eles esta é a função deles e se sentem ansiosos para executá-la. Eles são treinados com comandos curtos de voz em inglês. São fortes, resistentes e dóceis.

Os passeios de trenó podem ser curtos, apenas uma volta pelo bosque de aproximadamente 15 minutos, ou uma opção muito legal, é fazer o passeio noturno com percurso de 7 km, com parada final na fogueira e direito a chocolate quente e café. A duração é de 4 horas. Os cães são dóceis, e o passeio é divertido.

Como nas outras estações, nesta também há uma lanchonete onde as pessoas ficam em volta do aquecedor à lenha, esperando a sua vez de passear no trenó, bebendo ou comendo algo e olhando as diversas fotos, desenhos e objetos que te fazem imaginar por onde os donos já se aventuraram. Neste momento pode-se também desfrutar de um mate quente com todo o ritual Patagônico que consiste em passá-lo apenas no sentido horário e nunca pular a vez e a ordem das pessoas. Caso alguém saia por um instante todos na roda esperam esta pessoa voltar.

É um vale com um bosque lindo, todo nevado. Um convite às fogueiras noturnas com contadores de aventuras e bebida quentinha. Em Ushuaia, há uma corrida de cães chamada Ushuaia Sled Dog Race, que é uma competição internacional onde várias equipes atravessam os vales da Terra do Fogo pelos centros invernais Haruwen, Cero Castor e Tierra Mayor em baixas condições de temperatura. Os circuitos variam de 15 à 28 quilômetros. Há etapas noturnas e também uma categoria infantil.
Altos del Valle também oferece caminhadas de raquete, tours, trekking, snow bikes.

Tierra Mayor

Esta estação invernal guarda a história de Dn Gustavo Adolf Giró Tapper (1931-2004). Aventureiro, militar, atleta, desbravador, chefe de importantes bases argentinas na Antártica, pesquisador, criador do 1º centro invernal de Ushuaia, organizador da 1ª Marcha Blanca, pioneiro Antártico, cidadão ilustre de Ushuaia.

O centro invernal Tierra Mayor funciona desde 1976 e brinda o turista com um serviço de qualidade e aconchego familiar, pois é aí que vive a família de Gustavo Giró, seus filhos e netos. Todos os filhos já foram campeões de biatlo, um esporte que consiste na prática de esqui e tiro. Trata-se de uma corrida de esquí de fondo que em determinados pontos do trajeto, os participantes devem parar e disparar com um rifle em um alvo estático. Há diversas provas e modalidades dentro do biatlon: individual, sprint, perseguição, relevos e saída em massa, tanto na categoria masculina, quanto feminina.

Neste centro invernal, os esportes disponíveis são: moto de neve, trenó de cães e esqui de fondo. No restaurante há uma vitrine de produtos feitos com pele de castor a ótimos preços.

Las Cotorras

Este centro invernal encontra-se a 25 km da cidade e a apenas 1 km de Cerro Castor e no Vale de Tierra Mayor. Possui trenós de cachorros que fazem um percurso de 1,5km, moto de neve com circuito grande e pequeno, esqui de fondo, trenó deslizante para crianças, aluguéis de equipamentos, montainbike, caminhadas de raquetes durante o dia e à noite.

Aluguel de confortáveis cabanas e um restaurante super acolhedor com um Cordeiro Fueguino de tirar o fólego. O cordeiro vem servido com frango e carne vermelha. Existe também um buffet de saladas, você paga um preço único por tudo e come à vontade.

O lugar é muito acolhedor: um aquecedor bem no centro do restaurante com bancos em volta. Você chega do gelo, se aquece, senta a mesa perto da janela, degusta um bom vinho, um cordeiro divino e observa a paisagem branca. É o céu em terra.

Las Cotorras tem também uma Cerimônia do Café Montanhês, conduzida pelo próprio dono, Juan Carlos Lovece, que mostra como é elaborado este café relatando os diferentes passos e a magia desta bebida com conhaque, uísque, canela e por aí vai.

Maira Hora viajou a convite da Aerolíneas Argentinas, Instituto Fueguino de Turismo e Wolf

Leia mais
  • "Diário de Bordo": Arrume as malas e vá para o Fim do Mundo
  • "Diário de Bordo": Hora de esquiar na estação mais austral do mundo
  • "Diário de Bordo": Baiana guia aventureiros em Ushuaia
  • "Diário de Bordo": Em dezembro, sol de Ushuaia só vai embora às 23h
  • "Diário de Bordo": Vale a pena passeio no "trem dos presos"
  • "Diário de Bordo": Passeio pelo canal Beagle revela fauna
  • "Diário de Bordo": Como chegar a Terra do Fogo de carro
  • "Diário de Bordo": Veja dicas para conhecer Ushuaia
  •  

    Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
    ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade