Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/03/2007 - 17h21

"Diário de Bordo": Casal pega a estrada para desbravar Cone Sul

da Folha Online

Diário de BordoO casal Flávio Prado e Maira Hora decidiu pegar um carro e sair em férias. Até aqui, nada demais. O diferente é que os dois vão conhecer as paisagens mais deslumbrantes do Cone Sul e contar tudo, diariamente, para a Folha Online, dando detalhes úteis e curiosos do percurso. A viagem de 16 mil quilômetros começa em São Paulo e prevê passagens por cidades do sul, Argentina e Chile.

Flávio e Maira iniciam Expedição Cone Sul

Confira o relato do início da Expedição Cone Sul, no último dia 1º de março.

Confira o que aconteceu com o casal no último dia 1º

Torre de Pedra

Folha Imagem
Flávio Prado vai desbravar países em um carro
Maira Hora embarca para aventura
Começamos a viagem! Saímos de São Paulo às 11h23 do dia 01/03/07, Marginal livre e pé na estrada via Castelo Branco ao som de Nirvana, Nevermind. Estamos indo rumo ao primeiro destino, a Torre de Pedra, na cidade Torre de Pedra.

No km 70 uma paradinha básica em um famoso fast food...hummm, não agüentamos! Acho que ninguém agüenta, até alemão eu vi comendo lá hoje. Sabe que demos muita risada por causa de uma placa posta exatamente em frente a este fast food e que dizia o seguinte: "Travessia perigosa. Cuidado!"

Pensamos, como assim? Te avisam que ao atravessar você pode morrer, ah pára né! É muito simples, proíbe! Se é perigoso tem que ser proibido atravessar naquele ponto. Rodovia não foi feita para ser atravessada à pé.

Dentro do carro, novamente, agora a trilha sonora fica por conta de Rolling Stones, adequadíssimo ao primeiro destino.

No km 138 fomos parados pela polícia, sem traumas, apenas uma verificação de rotina, estávamos na velocidade adequada para a rodovia com os documentos em ordem, o policial foi super polido e continuamos a viagem.

Flávio Prado e outras milhares de crianças passavam pela Castelo Branco desde a década de 70 e ficavam intrigados, formatando grandes estórias de reis e fortalezas em sua imaginação de menino aventureiro.

Torre de Pedra, formação geológica de 75m de altura, é o nome que recebe esta imensa rocha vista da rodovia Castelo Branco em formato de torre de castelo. Ela está no km 167 desta mesma rodovia. O município também com o mesmo nome (Torre de Pedra) possui menos de 3.000 habitantes e foi fundado em 1906. Em 1991 deixa de ser distrito de Porangaba e torna-se um município autônomo.

Atravessamos a cidade em menos de 5 minutos. Seguindo por uma estradinha de pedregulho até a base da Torre, que fica dentro de uma fazenda. O visual é incrível, verde, cheiro de mato e um céu que parece estender um azul infinito só para você passar.

Saindo da cidade, nosso destino agora é Avaré, km 241-B da Castelo Branco. A trilha sonora muda de novo, agora quem toma conta é a Shakira, só para dar aquele gostinho de América do Sul.

Avaré

Entrando na cidade paramos um pouquinho para fotografar a formação de uma tempestade. Nossa, o tempo fechou de repente e às 17h15 parecia quase de noitinha, é claro que nem choveu, foi só um ensaio.

Procuramos a praça principal e a surpresa ficou por conta da Igreja da Praça da Matriz (Praça Padre Tavares), o Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora das Dores. Maravilhosa, de estilo neogótico, a pintura da igreja é de deixar qualquer queixo caído. Construída entre 1921 e 1945 no lugar da fundação da cidade, onde em 1861 abrigou a pequena capela de Nossa Senhora das Dores, construída pelo Major Vitoriano de Souza Rocha, em agradecimento à vida salva de sua esposa em um parto difícil.

Pedro de La Santina construiu o Santuário tal qual se apresenta nos dias de hoje. As pinturas foram feitas por um exímio pintor esloveno chamado Franciscus Paulovic. Ele criou painéis sacros de uma beleza estonteante. Hoje a Igreja do Largo da Matriz sofre pequenas reformas na fachada. A administração da igreja também pensa em um restauro interno, mas o fato é que existe imensa dificuldade em se conseguir profissionais de restauro que conheçam as técnicas utilizadas para a pintura da mesma. Caso não se encontre este profissional aqui no Brasil, a igreja contratará na Europa alguém capaz de restaurá-la.

No Largo São João tivemos outra surpresa. Uma fonte chamada "Fonte das Artes", retratando as musas das artes, e o "Monumento do Soldado", homenageando os soldados brasileiros que lutaram na 2ª Guerra, ambos de autoria de Fausto Mazzola e datam de 1961. Nesta praça não deixe de tomar um sorvete na sorveteria mais popular da cidade. Uma delícia. Estou falando do Palácio do Sorvete, onde uma banana split custa apenas R$ 4.

Na Praça da Concha Acústica nos deparamos com mais uma obra de Fausto Mazzola, O Expedicionário.

Avaré, com mais de 80 mil habitantes está entre as 50 maiores cidades de porte médio do estado de São Paulo. Sobressaindo-se na agricultura produzindo grãos, laranja e café. Destacando-se cada vez mais no setor de cultivo protegido, fruticultura, produção de cogumelos e flores. Importante centro pecuário. A cidade também registra significativo aumento no setor da avicultura. Com saldo positivo temos também a criação de avestruz, estas aves de grande porte recém chegadas à Avaré são um espetáculo à parte.

Outra curiosa atividade dos centros criatórios da região são os pequenos animais como pôneis, minivacas e minibois, da Fazenda São Benedito.

O turismo é o grande destaque de Avaré, cidade com importantes centros hípicos, com sofisticados campos de pólo e hipismo. Hotéis de primeira linha, destacando-se o mais novo empreendimento do setor hoteleiro para a cidade, o Acquaville Hotel, com localização privilegiada na Represa Jurumirim.

Os recursos e belezas naturais atraem o ecoturismo na cidade que é banhada pela Represa Jurumirim. Um dos locais mais bonitos é o Horto Florestal com uma área de 95 hectares. Aberto ao público diariamanete das 6h00 às 18h00.

A Pizzaria do Caçapa tem como dono e pizzaiolo um carismático senhor que se chama Caçapa, e conhece a cidade inteira além de produzir as melhores pizzas da região. Esta pizzaria é roteiro obrigatório para quem visita Avaré. Outra boa pedida é o sanduba do Seu Jair na Padaria Avenida. Prepare-se para babar. E para finalizar, um excelente café no Estação Café.

Em sua aventura, o casal tem o apoio da Lenovo com o notebook ThinkPad X60s; da TIM com o celular Nokia N73; e da Virtual Track com o rastreamento do veículo.

Especial
  • Acompanhe a Expedição Cone Sul dia a dia
  • Leia mais aventuras no "Diário de Bordo"

Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
    ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade