Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2007 - 20h55

"Diário de Bordo": "Casal Aventura" se embrenha nas araucárias

da Folha Online

Diário de BordoO casal Flávio Prado e Maira Hora decidiu pegar um carro e sair em férias. Até aqui, nada demais. O diferente é que os dois vão conhecer as paisagens mais deslumbrantes do Cone Sul e contar tudo, diariamente, para a Folha Online, dando detalhes sobre aspectos úteis e curiosos do percurso. A viagem começou em São Paulo e prevê passagens por cidades do sul do país, Argentina e Chile.

Confira o relato do terceiro dia (3 de março) desta aventura.

Confira o que aconteceu com o casal no último dia 3

Guarapuava (PR) - Dionísio Cerqueira (SC)

Amanhece em Guarapuava e descemos para o café da manhã, com direito até a bolo com cara de mamãe. Com o pé na rua percebemos que estamos em uma cidade super organizada, limpa e de gente hospitaleira, mas as ruas não têm placas indicando seus nomes e a sinalização e pinturas de solo são diferentes por aqui, portanto cuidado nos cruzamentos. Uma das principais ruas, a avenida Manuel Ribas, possui diversas rotatórias e o legal é que nesta cidade se respeita a preferencial da rotatória, ou seja, bem diferente das rotatórias em São Paulo, conhecidas como "Terra de Ninguém". Ficamos muitos minutos observando e dando risada, porque quem vem na avenida deve parar para quem entrou na rotatória.

Os principais pontos turísticos são o Parque da Cidade, o Morro da Divina Ternura, o Parque Municipal das Araucárias, a Igreja Matriz, a Igreja do Degolado e a Praça 9 de Dezembro.

Flávio Prado/Folha Imagem
Parque Municipal das Araucárias
Parque Municipal das Araucárias
Aqui temos destino certo: o Parque Municipal das Araucárias, com mais de 100 hectares, fica a menos de 1 Km antes da entrada da cidade. É possível entrar de carro no parque, que possui estacionamento para carros e bicicletas. Entrando você é recebido por uma trilha de árvores gigantescas. O parque recebe visitantes de toda a região, possuem um viveiro, agendam palestras sobre preservação ambiental para escolas, possuem um centro de conscientização ecológica e um museu. Mas a estrela da vez é uma araucária de 180 anos. As araucárias podem chegar a alcançar um diâmetro de 18m de copa. É uma coisa inacreditável! A natureza é simplesmente perfeita.

Flávio Prado/Folha Imagem
Araucária de 180 anos
Araucária de 180 anos
Saindo de Guarapuava quem manda na trilha sonora é Audioslave. São 12h14, a estrada nos chama, BR-277, em direção a Dionísio Cerqueira, fronteira com a Argentina, que na teoria pode-se atravessar. É o que vamos conferir.

Flávio Prado/Folha Imagem
Casal deixa Guarapuava às 12h14
Casal deixa Guarapuava às 12h14
Caminhões, muito verde e silos por toda parte, de fato onde há verde há riqueza. Uma mistura de garoa, caminhões, plantações e estradas de terra não tem como deixar o carro limpo.

Lembram-se da história dos passarinhos na estrada comendo grãos? Paramos em um posto de gasolina e para a nossa surpresa um canarinho havia dado baixa na grade de nosso carro, ou seja, o bichinho morreu. Já estávamos morrendo de dó das diversas borboletas, centenas de mosquitos e inúmeros insetos que batem contra o carro, quando vimos o bichinho morto, não acreditamos.

Flávio Prado/Folha Imagem
Casal entra em território indígena
Casal entra em território indígena
Entre Candói e Coronel Vivida entramos em território indígena. À beira da estrada se vendem artesanatos e há um Centro de Cultura Indígena Guarani.

É isso mesmo, a paisagem tem cara de floresta e estamos em território Guarani, então nada melhor que Guns'n Roses com Welcome to the Jungle.

Em Coronel Vivida acabamos de ver uma placa com indicação de Argentina, ou seja, se há placa então dá para passar pela fronteira de carro.

Já estamos indo para a fronteira, porque não ouvir Neighbor Neighbor do ZZ Top?

Flávio Prado/Folha Imagem
Carro fica sujo em 3 dias de aventura
Carro fica sujo em 3 dias de aventura
Minha sogra, Antonieta Clivati, que fez curso de anjo antes de nascer, ligou preocupada com uma chuva muito forte que castigava o Sul do país. Eu e o Flávio dissemos que estava tudo em ordem, o dia era lindo, sem chuva e sem riscos. Exatamente 90 Km depois, cai o mundo, uma chuva absurda, ficamos um pouco tensos, a chuva passou logo, mas o carro continuou sujo. Resolvi comemorar: Why Worry do Dire Straits, nossa foi até relaxante!

Chegamos em Dionísio Cerqueira e logo no primeiro quilômetro contamos 6 igrejas, aqui todos os credos têm vez.

Cidade com aproximadamente 15 mil habitantes recebeu a emancipação política em 1954. É um marco das três fronteiras, Barracão-Paraná, Dionísio Cerqueira-Santa Catarina e Bernardo de Iroyen-Argentina. Sua posição geográfica encurta trajetos entre os países do Mercado Comum do Cone Sul, Brasil, Paraguai, Argentina, Chile e Uruguai.

A 400 metros de Dionísio Cerqueira, do lado Argentino, que é Bernardo de Irigoyen, você já pode se divertir no Worest Cassino.

Em sua aventura, o casal tem o apoio da Lenovo; da TIM; e da Virtual Track.

Leia mais
  • "Diário de Bordo": "Casal Aventura" enfrenta caminhões na estrada
  • "Diário de Bordo": Casal pega a estrada para desbravar Cone Sul

    Especial
  • Acompanhe a Expedição Cone Sul dia a dia
  • Leia mais aventuras do "Diário de Bordo"
  • Visite o especial de ecoturismo
  •  

    Sobre a Folha | Expediente | Fale Conosco | Mapa do Site | Ombudsman | Erramos | Atendimento ao Assinante
    ClubeFolha | PubliFolha | Banco de Dados | Datafolha | FolhaPress | Treinamento | Folha Memória | Trabalhe na Folha | Publicidade

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade