Turismo

Austrália - História

LAURA PRADO
da Folha Online

A Austrália começou como uma colônia penal da Inglaterra, em 1788, que deportava para o continente-ilha todos seus malfeitores.

Abandonados, eles tiveram que iniciar vida nova no lugar, dividindo-o com o povo aborígene, que o habita há 40 mil anos.

Infelizmente, a história dos australianos, que poderia ser uma feliz fábula sobre párias da sociedade começando vida nova, tomou ares de terror, com o confronto entre brancos e aborígenes.

Os habitantes originais, que podem ser o povo mais antigo da Terra, foram destituídos de seu direito ao local que sempre habitaram e de sua cultura, conhecida como “dreamtime”, algo como “período do sonho”, rica em fábulas e com sua própria versão da criação do mundo. Somente em 1967 os aborígenes obtiveram status de cidadão australianos.

Hoje, os locais sagrados da cultura aborígene são protegidos por lei e alguns deles, com ações na justiça, conseguiram recuperar suas terras.

Mas a situação ainda não é ideal e, semelhante ao que aconteceu com os índios brasileiros com a chegada dos portugueses, o contato com novas doenças e o álcool, afetou a vida desse povo, levando muitos deles a viverem em condições de miséria total, dormindo em praças, sem emprego ou moradia.

Leia mais:
  • Vida noturna
  • Turismo de aventura
  • Austrália
  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca