Turismo
26/11/2004

Usar lentes de contato em vôo pode causar lesão na córnea

JORGE BLAT
da Folha Online

Usar lentes de contato durante uma viagem de avião pode causar danos à córnea. A concentração menor de oxigênio e a falta de umidade na aeronave provocam o ressecamento do olho, que fica inchado com o atrito da lente de contato e causa desconforto.

Para amenizar a irritabilidade dos olhos durante o vôo, algumas gotas de colírio de lágrima artificial diminuem o sofrimento, mas não evitam possíveis danos à córnea.

A lesão consiste no deslocamento da camada superficial da córnea, comum nas viagens de avião acima de duas horas de duração.

Para esse tipo de dano ocular, considerado leve, nenhum tratamento ou medicação são indicados por especialistas. O melhor a fazer é deixar de usar as lentes de contato até que os olhos se restabeleçam por si. Isso pode acontecer em horas ou em alguns dias, de acordo com a sensibilidade de cada um.

Durante esse período de convalescença, a pessoa vai sentir dor no local, lacrimejamento e vermelhidão. Em pessoas com maior sensibilidade ocular pode ocorrer uma infecção, que se não tratada devidamente, transforma-se em úlcera de córnea. Mais grave, a úlcera tem como conseqüência a diminuição da visão no futuro.

Em vôos de até duas horas de duração é possível usar as lentes de contato sem prejuízos à visão, porém, recomenda-se não dormir com elas durante a viagem.

Fonte: Milton Kara José, professor titular dos departamentos de Oftalmologia da USP (Universidade de São Paulo) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas)
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca